Bush: Estamos falando de seres humanos.

Por Gazeta Admininstrator

O presidente Bush, refutando os congressistas que defendem um abordagem baseada na lei e na ordem, no tema imigração, disse na segunda-feira(24) que aqueles que defendem a deportação massiava de 11 milhões de imigrantes vivendo sem documentos nos EUA não estão sendo realistas. “Deportação massiva de pessoas não vai funcionar”, disse Bush em um momento em que o Congresso retorna de um recesso de duas semanas, ainda dividido em torno do tema imigração.

Cidadania
Bush defendeu projeto em tramitação no Senado que abriria a possibilidade de cidadania para alguns dos imigrantes indocumentados que hoje vivem no país o que, para os conservadores, significaria uma anistia. “Essa é uma das principais perguntas com a qual o Congresso terá que lidar”, disse Bush. O presidente acrescentou acreditar que o Senado “teve uma abordagem interessante ao dizer que se o imigrante está no país há menos de cinco anos será tratado de uma maneira, e se está a mais de cinco anos, terá outro tratamento”.

Bush falou para uma platéia de empresários na Califórnia e mostrou-se simpático àqueles imigrantes que arriscam suas vidas para entrar pela fronteira dos EUA e conseguir ganhar a vida decentemente.

Lei e Compaixão
A seis meses das eleições presidenciais o tema imigração tornou-se ponto sensível nas discussões entre os legisladores do Congresso. Segundo Bush, é importante realizar um reforço de fronteira previsto na lei, e vangloriou-se do fato de 6 milhões de imigrantes ilegais terem sido capturados e mandados de volta para seus países de origem, durante o seu mandato. “Você pode ser uma nação de lei e uma nação de compaixão, ao mesmo tempo”, disse sob aplausos da platéia.