Bush pede para imigrantes assimilares os valores dos EUA.

Por Gazeta Admininstrator

Nebraska – O presidente George W. Bush exigiu nesta quarta-feira (7) que os imigrantes que assimilem a cultura e os valores norte-americanos.

Em uma visita pelo Nebraska, Estado que registra grande crescimento na população hispânica, o presidente disse : “Um aspecto para se ter um sistema de imigração eficiente, ordenado e justo é ajudar aos estrangeiros a se adaptarem ao nosso país”.

“Isso significa aprender os valores, a história e o idioma dos EUA” avaliou.

Em uma sala de aula em Omaha, Bush perguntou, em espanhol, aos estudantes sobre a história dos EUA. Logo após fez um pronunciamento onde reiterou seu discurso sobre o plano de imigração, ao mesmo tempo que reconheceu que se tratava de um “difícil debate nos EUA”.

A visita de Bush a Nebraska mostra que sua luta pela aprovação de uma nova lei de imigração é bastante difícil. Nebraska é um estado com maioria republicana e cidade natal do senado Ben Nelson, um democrata que com freqüência apóia o presidente republicano, e que tentará se reeleger em novembro.

Mas Nelson é a favor de primeiro reforçar a segurança na fronteira tal como propõem o projeto de lei apresentado na Câmara dos Representantes, e não tem mostrado entusiasmo pelo projeto de lei do Senado que prevê a criação de um programa para “trabalhadores-convidados”.

Isso permitiria o ingresso de novos trabalhadores estrangeiros e eventualmente a naturalização daqueles que já vivem aqui.

No entanto, Nelson duvida que se chegue a um acordo entre a Câmara dos Representantes e o Senado em relação a uma reforma da lei de imigração.

“Os habitantes de Nebraska, com os quais tenho falado, querem antes de tudo uma maior segurança na fronteira”, disse.