Bush promete

Por Gazeta Admininstrator

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, prometeu nesta quarta-feira véspera das eleições parlamentares no Iraque-- a instauração de uma democracia no país que será "modelo" para a região.

"Os iraquianos estão construíndo uma democracia forte (...) que será um modelo para o Oriente Médio", afirmou Bush em um discurso feito nesta quarta-feira em Washington.

"A liberdade no Iraque inspirará os reformadores de Damasco e Teerã", acrescentou o presidente americano, em seu quarto e último discurso de una série destinada a defender a estratégia dos EUA no Iraque.

Durante o discurso, Bush também pediu "paciência" aos americanos que esperam um retirada imediata das tropas dos EUA no Iraque.

Segundo ele, "pode-se esperar uma participação maior dos eleitores sunitas" nas eleições desta quinta-feira.

Incerteza

O presidente dos EUA afirmou ainda que, após as eleições, podem ocorrer "dias de incerteza". "No início de janeiro, talvez ainda não se saiba o desempenho de alguns candidatos. O processo tomará tempo", alertou.

De acordo com Bush, "levará tempo para a formação do novo governo" e "será necessária paciência dos iraquianos e dos americanos também."

"Não podemos nos retirar do Iraque e não sairemos antes de obter a vitória", disse o líder americano, ao rejeitar o estabelecimento de um calendário para a retirada que, segundo ele, seria "uma receita para o desastre."

"Só aceitaremos uma vitória completa", afirmou Bush. Os Estados Unidos vêm sendo pressionados pela opinião pública, que reivindica a retirada imediata das tropas americanas no Iraque.