Bush recebe com entusiasmo a notícia da morte de Al Zarqawi.

Por Gazeta Admininstrator

Nesta quinta-feira(8) o presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou que a morte de um dos principais nomes da rede terrorista Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi, é uma oportunidade de "virar o jogo" na luta antiterrorismo.

O terrorista, principal opositor dos norte-americanos no Iraque, e por quem o Pentágono oferecia US$ 25 milhões, morreu durante um ataque aéreo ocorrido em Diyala, região conflituosa ao nordeste de Bagdá. A ofensiva militar contou com a ajuda da polícia iraquiana.

Em um nota oficial, Bush afirmou que, com a morte, a "ideologia do terror perdeu um de seus líderes mais visíveis e mais agressivos", mas que a luta contra o terrorismo continua.

"Al Zarqawi encontrou seu fim, este homem violento jamais matará novamente", afirmou Bush. "Mas terroristas e insurgentes realizarão ataques em ele. A violência sectária continuará", disse.

Bush recebeu a notícia da morte através do assessor de segurança nacional, Stephen Hadley, que foi contatado por Bagdá. De acordo com ele, forças norte-americanas confirmaram o paradeiro de Al Zarqawi e trouxeram "justiça ao terrorista mais procurado no país".

Porém, segundo ele, os EUA têm "dias difíceis" pela frente no Iraque, que irão requerer "paciência" do povo americano. "Mas os acontecimentos de hoje nos trazem uma confiança renovada na derrota do terrorismo e em um mundo mais pacífico para nossos filhos e netos".

O presidente americano disse ainda que irá discutir na próxima terça-feira (13) com autoridades iraquianas o uso das forças americanas no Iraque após a morte do líder terrorista.

"Juntos, discutiremos como utilizar as tropas americanas no Iraque e alcançar nosso objetivo de fazer com o que o governo iraquiano possa se defender, governar e sustentar", disse Bush.

Procurado

Al Zarqawi era tido como o mais perigoso terrorista estrangeiro no Iraque e coordenava centenas de militantes. Ele era chamado por Osama bin Laden de "príncipe" da Al Qaeda no Iraque.

A Al Qaeda no Iraque assumiu a responsabilidade por diversos ataques e seqüestros no Iraque, que mataram um grande número de civis.

Segundo informou comandante-em-chefe das tropas norte-americanas no Iraque, George Casey, Al Zarqawi, responsável pela maioria das ações terroristas e seqüestros de civis estrangeiros naquele país, foi identificado por meio de suas digitais.

A morte do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, em agosto de 2003, é uma das ações atribuídas ao ao jordaniano.