Bush sai em defesa de Rove, mas não com a ênfase esperada

Por Gazeta Admininstrator

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse nesta quarta-feira que não vai se apressar em julgar o papel de seu principal consultor político no vazamento da identidade de uma agente da CIA. O episódio vem gerando enorme controvérsia nos EUA, com a decretação de prisão de jornalistas que se recusavam a revelar suas fontes no caso. A oposição democrata vem pressionando pela saída de Karl Rove.

Durante uma reunião de gabinete, em que Rove permaneceu sentado atrás do presidente, Bush disse que havia "uma investigação séria" em andamento sobre o vazamento da identidade da agente secreta Valerie Plame e que ele não "prejulgaria" o resultado.

Valerie Plame é mulher do diplomata Joseph Wilson, que atribuiu o vazamento a uma represália às críticas que ele fez ao lançamento da guerra no Iraque, em 2003.

Bush, no entanto, não chegou a emitir um voto público de confiança em Rove, como alguns republicanos esperavam.

- Não fizeram a ele essa pergunta específica - justificou o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan. - Como indiquei ontem (terça-feira), toda pessoa que trabalha na Casa Branca, inclusive Karl Rove, é da confiança do presidente.

Karl Rove é o arquiteto das duas campanhas presidenciais vitoriosas de Bush. Atualmente, é seu subchefe de gabinete. Os democratas estão pedindo que Bush o demita ou restrinja o acesso dele a informações secretas.

Bush não disse o que faria se ficar evidente que Rove é o responsável pelo vazamento, como diz parte da imprensa americana. Rove teria revelado a identidade de Valerie Plame ao repórter Matt Cooper, da revista "Time". Depois disso, um colunista de jornal tornou a função dela pública, em julho de 2003.

- Instruí todos os membros da equipe a cooperar amplamente com essa investigação. E eu também não vou prejulgar a investigação com base em relatos da mídia - disse Bush a repórteres. - Estamos no meio de uma investigação em progresso e eu ficarei mais que feliz de comentar mais, uma vez que a investigação esteja completa.