Caçadores de barganhas chegam à Flórida

Por Gazeta Admininstrator

O grande número de apartamentos a preços baixos no Sul da Flórida está atraindo uma legião de compradores que buscam boas ofertas. Compradores de fora do estado, ou do exterior, têm visitado a região na tentativa de encontrar imóveis abaixo do preço de mercado. Esses compradores estão certos de que a crise passará e que, quem aproveitar agora, estará fazendo um “negócio da China”. São investidores que acreditam que o Sul da Flórida continua sendo um grande imã.

Depois de praticamente um ano de um mercado imobi-liário em crise, alguns imóveis estão sendo vendidos entre 25% e 60% abaixo do preço que era praticado durante o chamado boom imobiliário, quando as margens de lucro praticadas eram gigantescas.

No final de abril, de acordo com informações da Agência Coldwell Banker Residential Real Estate, cerca de 41 mil apartamentos foram colocados à venda em Palm Beach e Broward. Levando-se em consideração o atual ritmo de vendas, seriam necessários cinco anos para que todos estes imóveis fossem vendidos. Isso, se não houvesse novas unidades sendo colocadas no mercado, a cada dia.

Os especialistas alertam que um grande número de imóveis ainda em construção manterá os preços baixos por, pelo menos, um ano.
Dispostos a gastar, investidores vindos da Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha, e de outros países da Europa, estão comprando apartamentos por um valor, pelo menos, 30% a menor do que o que paga-riam em seus países.
A colombiana Susan Gómez visitou o Sul da Flórida há poucas semanas e pediu ao agente Chuck Frank que lhe mostrasse diversos apartamentos em Fort Lauderdale e Miami. Gómez, que é proprietária de uma empresa de traduções, espera comprar um imóvel em prazo de um mês.

- Os rumores na América Latina são de que os imóveis no Sul da Flórida são muito baratos. Dizem que quem tem que comprar deve fazê-lo agora – disse Gómez, de 50 anos.

Amit Bagaria, um executivo do mercado imobiliário de Bangalare, na Índia, passou dois meses buscando ofertas para acomodar algumas famílias asiáticas. Bagária está interessado em edifícios de apartamentos em Fort Lauderdale e Mia-mi, cujas unidades estão entre $400 mil e $1,5 milhão.

- Nos informaram que se o comprador está interessado em quatro ou cinco apartamentos, os vendedores estão dispostos a negociar. As boas ofertas não são difícieis de conseguir em momentos como esse – disse Bagaria.
Os preços baixos também estão atraindo compradores dos Estados Unidos, particularmente da zona Nordeste. Austin Regolino, executivo do mercado imobi-liário de Boston, aproveitou as ofertas para comprar, recentemente, um imóvel no Sea Ranch Club, em Boca Raton.

O apartamento, de dois quartos, que antes era vendido por $875 mil, foi adquirido por Regolino por $660 mil. “Visi-tei uns 19 apartamentos em uma semana. Não posso estar mais feliz porque estou o mais próximo do paraíso que alguém pode estar – comemorou Regolin.

Apesar da demanda vinda de fora, é possível que o mercado não se estabilize durante o próximo ano, devido ao grande número de projetos ainda em construção, observam analistas do mercado.

No final do primeiro trimestre havia mais de 30 mil apartamentos no Sul da Flórida, ainda em construção. 80% destes, estão localizados no condado de Miami-Dade, de acordo com a empresa de análise de mercado Metrostudy, de West Palm Beach.

- O invesntário é muito grande, e isso colocará muita pressão sobre os preços pelo resto do ano e no ano seguinte – disse Brad Hunter, diretor da Metrostudy.
Durante o auge do mercado, entre 2000 e 2005, os especuladores compraram apartamentos a preços de pré-construção e obtiveram lucros grandes. Estes proprietários vendiam tais imóveis para terceiros, por preços ainda maiores, inflacionando assim o mercado.

Com o fim da bolha imobiliária, muitos empreendedores ficaram no prejuízo. Um imóvel antes vendido por $484 mil em At The Prado, em West Palm Beach, agora é oferecido a $349 mil. “Esse é o preço de lista mas, em geral, são vendidos por muito menos”, disse Kendra Radicchi, corretora de West Palm Beach.

Em Fort Lauderdale, imóveis em Las Olas Beach Club, que antes eram vendidos por mais de #1 milhão, agora estão a venda por $750 mil ou $800 mil. “Alguns proprietários estão desesperados por vender”, diz Jim de María, corretor de Fort Lauderdale.