Cachorro faz bem à saude

Por Gazeta Admininstrator

Primeiro estudo controlado sobre terapia com cachorros
Para pacientes hospitalizados devido a problemas de coração, receber visitas é sempre bom para o processo de recuperação. Mas um visitante em especial traz excelentes benefícios ao enfermo: um cachorro. A conclusão foi divulgada por pesquisadores durante o encontro científico anual da American Heart Association, realizado esta semana em Dallas.

No primeiro estudo controlado sobre os efeitos da terapia com animais, com um grupo escolhido aleatoriamente de pacientes com problemas cardíacos agudos, os pesquisadores mediram o nível de ansiedade dos pacientes e verificaram que houve uma queda de 20% entre os enfermos que receberam a visita de uma pessoa acompanhada de um cachorro, de 10% entre os que foram visitados apenas por uma pessoa e nenhuma alteração entre os que não receberam visitas. Resultados semelhantes foram verificados ao checar as funções cardíacas e pulmonares.

A autora do estudo, Kathie M. Cole, enfermeira da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, explicou que 76 pacientes com insuficiência cardíaca, problema que atinge aproximadamente cinco milhões de americanos, foram separados em três grupos, para receber os diferentes tipos de visita - pessoa com cachorro, pessoa sozinha e nenhuma visita. Os cachorros que participaram da pesquisa eram de 12 raças diferentes e passaram por uma avaliação prévia de comportamento e de saúde.

Alguns pacientes do primeiro grupo, contou Kathie, “começaram a sorrir e imediatamente começaram a conversar com o voluntário que estava com o cão. As feições de preocupação sumiram de seus rostos”.
Os pesquisadores examinaram os pacientes em três momentos: exatamente 12 minutos antes da visita, no oitavo minuto da visita e quatro minutos após seu término.

Além da ansiedade, os pesquisadores mediram os níveis de um hormônio liberado pelo corpo em momentos de tensão: houve uma queda de 17% na produção da substância no primeiro e de 2% no segundo grupo. Entre os pacientes que não receberam visitas, o nível do hormônio aumentou em 7%.

A pressão na cavidade superior esquerda do coração do paciente caiu 10% após ele ter sido visitado pelo voluntário acompanhado de cachorro. Já quem recebeu visita apenas de um voluntário registrou um aumento de 3% nessa pressão, e os que não foram vi-sitados apresentaram aumento de 5%.
A pressão na artéria pulmonar dos pacientes do primeiro grupo caiu 5% durante e após a visita com cachorro, mas sofreu um aumento nos outros dois grupos.
- Cachorros trazem um grande conforto, deixam as pessoas mais felizes e tranqüilas. Isso gera um benefício enorme quando alguém está com medo ou não se sente bem - afirmou a pesquisadora.