Cães agressivos: Como lidar?

Por Dra. Paula Ferreira

german-shepherd-166972_1280

Muita gente valoriza os animais agressivos porque eles são protetores da família e do território familiar. Mas, algumas vezes, essa agressividade pode ser direcionada às próprias pessoas da família, amigos ou até mesmo outros animais que residem na mesma casa.

As estatísticas são assustadoras e ocorrências agressivas de animais contra pessoas causam muito medo e sentimentos de ódio contra os cães. Crianças são as vítimas mais frequentes e, muitas vezes, desenvolvem uma fobia irracional em relação aos cachorros. Também, os profissionais que lidam com animais são vítimas comuns, como por exemplo, treinadores de animais, veterinários e seus assistentes.

Às vezes, se torna muito difícil avaliar o risco relacionado à agressão apresentada por um animal dentro da nossa própria casa. Uma mordida de um cão pode ser ignorada se ocorre como um incidente isolado, mas é importante lembrar que o problema sempre deve ser estudado, para prevenir futuros incidentes. Quando se trata do nosso animal de estimação, a tendência é ser mais flexível e esquecer o acontecido, principalmente se muito tempo passa entre incidentes.

O reconhecimento dos fatores de risco é o primeiro passo para se evitar um incidente ou uma possível tragédia. Nunca se deve esperar que alguém se machuque para procurar ajuda de um profissional especialista em distúrbios de comportamento animal.

A prevenção ainda é a melhor medida e pode salvar vidas humanas e animais. Medidas preventivas devem ser tomadas o quanto antes se a segurança da família é questionável. Nunca espere que alguém seja mordido. Veja se o comportamento do seu cão inclui algum dos seguintes fatores:

· Rosnar, latir ou avançar em pessoas que passam perto quando você passeia com o seu cachorro;

· Demonstrar agressão contra pessoas que te visitam em casa, mesmo que a agressão seja devido à medo (um animal com medo pode se tornar perigoso);

· Demonstrar agressão contra pessoas que passam perto da sua casa (do outro lado da cerca); · Demonstrar agressão contra outros animais. Já atacou gatos ou outros cães;

· Proteger a sua comida e os seus brinquedos com ferocidade;

· Demonstrar agressividade contra as pessoas que se aproximam do seu canil;

· Demonstrar agressividade contra o veterinário, o tosador ou algum membro da família que tenta tosá-lo, cortar suas unhas, etc.;

· Demonstrar agressão direcionada a uma pessoa específica;

· Brigar com outros cães da mesma casa.

Muitas vezes, o comportamento do animal pode ser modificado se a intervenção for feita a tempo, portanto, se há alguma suspeita de comportamento agressivo, procure ajuda profissional imediatamente.

Existem veterinários que se especializam em comportamento animal. Esses profissionais usam diagnósticos médicos para eliminar a possibilidade de uma causa médica para a agressão animal. Em conjunto, o veterinário usa medidas para mudar o comportamento e identificar os fatores de risco. Em alguns casos, medicamentos também são usados para ajudar na modificação do comportamento agressivo.

Existem também outras considerações quando se trata de evitar um ataque - momentos na vida de um animal quando a agressividade não somente é justificada, mas também esperada. Por exemplo, uma cadela com filhotes tem o direito de defendê-los, portanto, ela deve ser respeitada. Um cão macho na presença de uma cadela no cio irá se tornar instintivamente agressivo. Em casos especiais como estes, cabe a nós, seres humanos e “racionais” ter o bom senso de provocar um ataque. Alguns profissionais veterinários recomendam a castração de machos e fêmeas como medida preventiva contra o desenvolvimento da agressividade.

Cachorros, quando sentem dor, podem morder. Lembre-se de que animais sempre tentam, instintivamente, esconder a dor, portanto os donos devem ser observadores ao extremo. Sempre proteja o seu cão da dor, e dessa forma ele não sentirá a necessidade de se proteger com agressividade.

Também deve-se ensinar às crianças (e em alguns casos, aos adultos) que não se deve provocar os animais com ações que podem levar a um ataque. Animais que não gostam de ser tocados em determinadas partes - não os toque! Existem cães com baixa tolerância a barulhos, esses cães devem ser mantidos em áreas silenciosas e calmas.

Cães precisam ser treinados desde cedo para não morder as pessoas. Quanto mais cedo, melhor. Brincadeiras em que o cão usa a boca e morde as pessoas devem ser evitadas.

Cães que são introduzidos a uma nova casa e nova família já na idade adulta também podem representar riscos. Existem métodos para se fazer uma avaliação do temperamento do animal, mas esses métodos são subjetivos e sujeito a falhas. Portanto, os novos donos devem ser muito observadores, e evitar situações de risco.

Cuidado quando passear com o seu animal. Alguns cães são tão agressivos que não podem ser levados a lugares públicos. É importante que o dono do animal tenha controle sobre ele. Um cão tem aproximadamente 3 vezes mais força que um ser humano com o mesmo peso corporal. Por esse e por outros motivos é tão importante o treinamento dos cães desde cedo, pois na força eles sempre ganham!

Se o seu cão começar a apresentar comportamento agressivo em público ou em casa, não procure justificativas do tipo “ele está assustado”, “ele foi abusado” ou outras coisas do tipo. Não ignore o que está diante dos seus olhos. Procure ajuda profissional o quanto antes, para garantir uma convivência pacífica dentro e fora de casa.