Caetano Veloso traz “Abraçaço” para os EUA - Planeta Música

Por Gene de Souza

sepultura-2013

O último álbum de Caetano Veloso, “Abraçaço”, foi finalmente lançado na América do Norte pela Nonesuch Records. O álbum ganhou um Grammy Latino de “Melhor Álbum de cantor/compositor” e conquistou o 1° lugar na lista de “Melhores Álbuns Nacionais” pela Rolling Stone Brasil, em 2012. Produzido por Pedro Sá e o filho de Caetano Veloso, Moreno Veloso, “Abraçaço” é o capítulo final de uma trilogia com a Banda Cê, presente nos discos “Cê” (2007) e “Zii e Zie” (2009). A banda é formada por Pedro Sá (guitarra), Ricardo Dias Gomes (baixo e piano) e Marcelo Callado (bateria). “Somos pessoas de gerações diferentes, partilhando interesses musicais e humanos semelhantes”, diz Veloso. Com uma fusão do estilo tradicional da Tropicália e o indie pop do Rio contemporâneo, “Abraçaço” inclui 11 canções originais escritas por Veloso. Caetano realizará, em setembro, uma turnê nos Estados Unidos. Está confirmada uma apresentação no Fillmore Miami Beach no sábado, 13 de setembro, e ingressos já estão à venda pelo Ticketmaster.

Chico Buarque e Gil participam de samba Contra Racismo

O cantor carioca Mombaça compôs, em parceria com Mu Chebai, o samba “Vem Vencer”, criada com o objetivo reunir grandes nomes da música numa composição que pretende acabar de vez com o preconceito. O clipe da canção, inspirado na gravação da música “We Are The World”, de Lionel Richie e Michael Jackson (1985), que trouxe cantores norte-americanos renomados no projeto “USA For Africa”, tem como ideia apresentar cantores, esportistas e artistas conhecidos pela luta dos direitos humanos. Por enquanto, os cantores Chico Buarque, Gilberto Gil e o músico Marcelo Yuka já fizeram presença na faixa. A gravação de “Vem Vencer” tem produção e direção do renomado baixista Arthur Maia, da banda de Gilberto Gil.

Sepultura homenageia Chico Science

O Sepultura lançou o clipe da música “Da Lama Ao Caos”. A faixa está presente no último álbum da banda, “The Mediator Between Head and Hand Must Be The Heart”. O disco é o 10º da banda, uma das mais renomadas do metal brasileiro, e o primeiro gravado nos Estados Unidos desde “Against”, em 1998. A versão original de “Da Lamao ao Caos” pertence ao pernambucanos Chico Science & Nação Zumbi. No site oficial da banda, Andreas Kisser explica o que conecta o Sepultura à Nação Zumbi. “Quando o Sepultura estava começando a usar a percussão brasileira, o Chico Science estava surgindo na mesma época, fazendo quase o oposto. Enquanto nós incorporávamos a música brasileira ao peso do heavy metal, eles acrescentavam o peso das guitarras do rock ao som único da música regional de Pernambuco”. O videoclipe explora os elementos da cultura pernambucana, que se encontram representadas na música regravada pelo Sepultura.