Depois que o maior terremoto em 25 anos atingiu, na manhã do dia 24, o norte da Califórnia, autoridades decretaram estado de emergência e ainda avaliam os estragos. As atividades de limpeza dos escombros estão programadas para começar no dia 25.
Pelo menos 90 pessoas ficaram feridas, algumas com gravidade, e aproximadamente 15 mil pessoas continuavam sem energia elétrica na noite do dia 24. Logo após o sismo de magnitude 6.0 um apagão atingiu mais de 70 mil habitantes.
O tremor danificou prédios, estradas e pontes, além de ter provocado incêndios e estourado tubulações de gás e água.
O epicentro do terremoto, que começou às 3:20am, foi a 65km de San Francisco, no Vale de Napa, uma região com importante produção de vinhos. Três dos feridos graves são moradores do vale.
Pelo menos 33 prédios da cidade de 77 mil habitantes foram interditados e precisam de uma avaliação estrutural detalhada, de acordo com o diretor de Desenvolvimento da Comunidade de Napa, Rick Tooker, que deu entrevista à agência de notícias Reuters.
Três prédios históricos e dois edifícios comerciais da cidade ficaram "seriamente danificados", de acordo com uma nota oficial do governo californiano.
"Dizem que o tremor durou 50 segundos. Fiquei tão apavorada que não conseguia gritar", disse à Reuters Patricia Trimble, dona de um antiquário. A fachada da loja dela ficou destruída, as estantes com mercadorias reviradas e espalhadas pelo chão.
San Andreas
A Califórnia fica sobre a falha geológica de San Andreas, o ponto em que as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte, duas das maiores placas em movimento na crosta terrestre.
Em 1906, o terremoto de San Francisco e os incêndios que ele provocou devastaram a cidade. Décadas depois, em 1989, outro tremor forte atingiu a cidade, matando mais de 60 pessoas e ferindo centenas.