Califórnia é o estado com maior roubo de carros do país.

Por Gazeta Admininstrator

O roubo de carros nos Estados Unidos diminuiu pelo segundo ano consecutivo em 2005.

Apesar disso, o crime ainda é uma preocupação freqüente para aqueles que vivem na costa Oeste do país, especialmente na Califórnia, onde estão seis das 10 cidades onde há maior registro de roubos de carros em todo o país. As outras quatro também estão da costa Oeste.

Os dados fazem parte do mais recente levantamento realizado pelo Escritório Nacional de Crimes e Seguros (NICB), e do relatório preliminar do FBI, que indicou que o roubo de carros diminuiu em 2,1% de janeiro a junho de 2005.

O levantamento incluiu as 10 zonas metropolitanas com mais alto índice de roubo de carros em 2005. Em primeiro lugar está a cidade de Modesto, na Califórnia, seguida de Las Vegas e Paradise, em Nevada, Stockton, na Califórnia, Phoenix, Mesa e Scottsdale, no Arizona e Seattle, Tacoma e Bellevue, em Washington. Fazem ainda parte da lista, pela ordem, Sacramento, Arden-Arcade e Roseville, na Califórnia, Sandiego, Carlsbad , San Marcos e Fresno, na Califórnia e Yakima, em Washington.

A NICB relacionou ainda os carros mais roubados em 2004. O primeiro da lista é o Honda Civic, de 1995, seguido do Toyota Camry, 1989, Honda Accord 1991, Dodge Caravan 1994, Chevrolet Full Size C/K 1500 Pickup 1994 e Ford F150 Series 1997. Fazem ainda parte da lista o Dodge Ram Pickup 2003, Acura Integra 1990, Toyota Pickup 1988 e Nissan Sentra 1991.

Os dados foram compilados com base em informaçòes do Centro Nacional de Informação do Crime (NCIC) para as 360 maiores áreas metropolitanas do país, e tomam em conta o índice de roubo por 100 mil habitantes e as áreas não incorporadas das cidades.

A explicação dos especialistas para o elevado índice de roubos na Califórnia baseia-se simplesmente no número de habitantes e número de veículos em circulação. “Na Califórnia há mais gente e mais carros. Se alguém dedica-se a roubar carros, não pode haver lugar melhor”, disse Frank Scafidi, porta-voz do NCIC.

Apesar do aumento de roubos na Ca-lifórnia, o índice de roubo em todo o país diminuiu pelo segundo ano consecutivo. “A redução contínua no roubo de carros é uma excelente notícia para a indústria das seguradoras e para o público em geral. O NICB tem sido instrumental em atacar este problema através de diversos esforços das nossas empresas e autoridades”, disse o presidente da entidade, Robert M. Bryant.

Os especialistas do NICB recomendaram as seguintes medidas para proteger seu carro de roubos, entre elas algumas básicas para quem já viveu algum dia no Brasil, como por exemplo, ter o bom senso de não deixar o carro destrancado e com a chave na ingnição.

Mas além das orientações básicas eles sugerem ainda:

- Imobilizador – Um sistema que evita que seja feita ligação direta. Outros siste mas com chips de computador evitam que o motor seja ligado e que haja injeção de gasolina para o motor.

- Satélite – Eixstem sistemas eletrônicos de rastreio via satélite, a partir dos quais é possível localizar o carro em uma situação de roubo.