Califórnia passa projeto de lei para liberar carteira de motoristas para alguns imigrantes indocumentados

Por Gazeta News

winner-california-gov-jerry-brown

Legisladores do estado da Califórnia votaram, na noite do dia 12, em um projeto de lei que permitirá que muito mais imigrantes indocumentados obtenham carteira de motorista. O governador Jerry Brown disse no dia 13 que assinaria a medida.

Durante o último ano, nove estados e no Distrito de Columbia aprovaram leis permitindo que imigrantes indocumentados possam dirigir legalmente. Na Califórnia, os legisladores e governadores têm rotineiramente rejeitado tais esforços.

No dia 13, o deputado democrata Luis Alejo disse à Reuters que ele estava retirando o projeto de lei que tinha escrito principalmente por causa de preocupações expressas por Brown. Ele disse que o governador queria ter certeza que as novas carteiras cumprissem com a lei federal obrigando-os a indicar claramente que o motorista estava em situação irregular.

Por exemplo, disse ele, licenças de Utah para as pessoas que não podem mostrar que estão ilegalmente no país ostentam a expressão "licença de motorista de visitante temporário". Alejo disse que preferiria que as licenças da Califórnia fossem mais discretas, com um pequeno texto na parte de trás indicando que a licença não era para ser usada para fins de identificação.

Ele retirou o projeto de lei, prometendo apresenta-lo novamente no próximo ano. Mas no final do dia 12, poucas horas antes do recesso do legislativo do estado, Alejo aceitou as alterações que fariam a distinção mais clara.

Depois que os pedidos de Brown foram aceitos, ambas as casas do Legislativo estadual rapidamente aprovaram a lei, com um número de republicanos se unindo à maioria democrata para votar a favor.

O projeto foi aprovado por 28-8 votos no Senado da Califórnia e 55-19 na Assembleia.

A lei poderá permitir que cerca de 2 milhões de pessoas tirem carteiras ao poder tirar carteiras com identificação apropriada.

"Precisamos que pessoas que vivem aqui e compartilham nossas estradas sejam educados e tenham seguros", disse o senador republicano do estado Anthony Cannella. "Existem razões sociais e financeiras para fornecer licenças para imigrantes que fazem parte de nossas comunidades".

Organizações latinas e grupos de direitos dos imigrantes saudaram a medida. Angelica Salas, diretora-executiva da Coalizão para os Direitos Humanos dos Imigrantes de Los Angeles, chamou o projeto de "fundamental e muito atrasada".

“Esta lei deixará que milhões de pessoas cheguem a seus trabalhos com segurança e legalmente”, disse Brown em um comunicado emitido logo depois do voto na Assembleia. “Espero que com isso possamos mandar uma mensagem a Washington que a reforma de imigração já passou da hora”.