Califórnia proíbe casamento gay

Por Gazeta Admininstrator

A Califórnia aprovou por 52,1% dos votos a emenda à Constituição do Estado que proíbe o casamento homossexual instaurado em maio deste ano, segundo cifras divulgadas pela Secretaria de Estado.

A “Proposta 8” promovida pelos grupos conservadores no estado buscava, por meio do voto popular, anular a decisão adotada em maio pela Suprema Corte da Califórnia de legalizar os matrimônios homossexuais.

O texto do referendo propunha a inclusão de uma emenda à Constituição estadual que afirma: “Somente o casamento entre um homem e uma mulher é válido ou reconhecido na Califórnia”.

Brad Pitt, Steven Spielberg, Ellen DeGeneres e a multinacional Apple são algumas das celebridades californianas que doaram até $100 mil a favor do “Não”.

Nesta semana, no entanto, estrelas latinas tiveram que entrar na campanha para rebater os argumentos dos patrocinadores do “Sim”.

“Votar “Não” à Proposta 8 é preservar a integridade da igualdade dos direitos neste país. Não se trata de ser gay ou ser heterossexual, se trata de ser americano”, afirma America Ferrera, ao lado de dois colegas latinos da série “Ugly Betty”, Tony Plana e Ana Ortiz.