Desde que o Assembly Bill 60 entrou em vigor, estima-se que 605 mil novas carteiras de motorista foram emitidas na Califórnia. A lei permite que pessoas que estejam ilegalmente nos Estados Unidos tenham o direito de obter carteiras de motorista no estado. Esse número representa aproximadamente a metade de todas as novas carteiras emitidas pelo DMV da Califórnia, das quais quase 400 mil foram emitidas nos primeiros seis meses em que a lei estava em vigor.
“Acreditamos que essa nova lei aumenta a segurança nas estradas da Califórnia, colocando motoristas com licença no volante”, disse o porta-voz Artemio Armenta.
O governador Jerry Brown assinou a medida em 2013, estabelecendo a Califórnia como um líder nacional em relação aos direitos para imigrantes. A lei entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2015.
As licenças emitidas dentro da lei têm uma frase impressa dizendo “federal limits apply” (limites federais se aplicam), o que quer dizer que ao contrário de policiais da Califórnia, em outros estados oficiais não são obrigados a aceitar essas licenças como forma válida de identificação.
A Califórnia está entre os 12 estados que deixam com que imigrantes no país ilegalmente obtenham carteiras de motorista, o que cobre 37% da população, de acordo com um estudo recente do Pew Charitable Trusts. Fonte: Los Angeles Times.