Câmara aprova aumento do salário mínimo

Por Gazeta Admininstrator

A Câmara de Representantes aprovou um projeto de lei que pretende subir o salário mínimo de $5.15 por hora para $7.25, abrindo a possibilidade para que os trabalhadores recebam um aumento pela primeira vez em 10 anos.

A medida foi aprovada por 315 votos a favor por 116 contra, durante votação em que mais de 80 legisladores republicanos se uniram aos democratas para obter a aprovação. O último aumento salarial foi em 1997, quando o presidente Bill Clinton conseguiu que o Congresso, na época de maioria republicana, aprovasse o incremento.
Com o respaldo da Câmara, o Senado deverá se mover rapidamente, talvez nas próximas semanas, para favorecer uma iniciativa parecida. Para que uma nova proposta seja aprovada pelo legislativo serão necessários pelo menos 60 votos. Isso significa que os democratas, que somam 51 no Senado, precisam conseguir o apoio de pelo menos nove republicanos, que controlam 49 cadeiras. Ao ser aprovado por ambas as câmaras do Congresso, o projeto passará pelo presidente George W. Bush, para tornar-se lei através de sua assinatura.

Pacote
A Casa Branca emitiu um comunicado assinalando que se oporia a lei porque “não oferece qualquer ajuda as empresas pequenas”. Por isso, alguns grupos empresariais e legisladores republicanos esperam poder acrescentar ao pacote de reformas algumas medidas que sejam mais favoráveis às companhias.
As propostas discutidas pelos repu-
blicanos no Senado incluem concessões de impostos aos proprietários de pequenos negócios e a extensão de uma cláusula que permita aumentar seus gastos operacionais e que está pautada a ter vitória no final de 2009.
Desde 1997, os republicanos se negam a autorizar um incremento salarial – nos seis anos que foram a maioria na Câmara de Representantes e no Senado, e desde que o presidente Bush está na Casa Branca.