Câmara de Illinois aprova lei de proteção a imigrantes

Por Gazeta News

illinois house photo
[caption id="attachment_146096" align="alignleft" width="325"] foto: Illinois House of Representative divulgação.[/caption]

A Illinois House, em Chicago, aprovou lei de proteção aos imigrantes em audiência na segunda-feira, 29, durante o feriado de Memorial Day. Pela lei, as agências estatais de aplicação da lei estão proibidas de fazer cumprir as leis federais de imigração civil.

Indo de forma contrária ao governo federal, sob a medida a polícia não poderá parar, prender ou pesquisar pessoas por causa do seu status de cidadania. Também proibiria funcionários de deter alguém exclusivamente com base em seu status de imigração. Nenhuma disposição seria aplicável sem que haja "um pedido federal válido e exigível".

Os deputados republicanos argumentaram que o estado deveria deixar a reforma da imigração para Washington e não deveria escolher quais as leis federais a serem seguidas. Os defensores afirmam que o projeto irá atenuar o medo na comunidade de imigrantes e protegê-los contra buscas injustas.

"Há essa noção a nível nacional sobre lei e ordem. E sim, devemos ter lei e ordem e devemos ter lei e responsabilidade. No entanto, isso geralmente se refere a infrações criminais. Simplesmente existir sem um pedaço de papel não é um crime", disse a deputada Litesa Wallace, D-Rockford.

A legislação passou por 62 votos a 49 e retorna ao Senado para avaliação das mudanças.

Com informações do Chicago Tribune.