CÂMBIO-Dólar atinge maior nível em 9 meses frente ao euro

Por Gazeta Admininstrator

O dólar se valorizou fortemente nesta sexta-feira e atingiu o maior nível em nove meses ante o euro, depois da divulgação de um déficit comercial menor do que o esperado nos Estados Unidos.

O déficit comercial dos EUA cresceu para 56,96 bilhões de dólares em abril, abaixo das previsões de 58,0 bilhões de dólares. Mesmo assim, foi o quarto maior déficit comercial da história e se mostrou maior do que o de 53,56 bilhões de dólares de março.

"Os números mostram que a deterioração no déficit comercial veio para ficar. Mas isso não é necessariamente negativo para o dólar, uma vez que o Federal Reserve não nos deu dicas sobre se vai parar os aumentos nas taxas de juros", afirmou Ashraf Laidi, analista-chefe de câmbio do MG Financial.

No início da tarde (horário de Brasília), o euro recuou a 1,2110 dólar, em queda de cerca de 1 por cento comparado com o preço do fim da quinta-feira. Foi o menor nível da moeda européia desde 8 de setembro de 2004.

O dólar atingiu nova alta em oito meses em relação aos francos suíços, cotado a 1,2696 na moeda européia.

Frente o iene, o dólar subiu mais de 1 por cento, para 108,63 ienes .

Enquanto isso, a libra caiu 0,5 por cento, para 1,8110 dólar e o euro atingiu o menor nível ante a moeda britânica, a 66,77 centavos .

DÓLAR MAIS FORTE NO G8

Os mercados também estão atentos aos comentários na reunião de ministros de Finanças do Grupo dos Sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia, nesta sexta-feira e no sábado em Londres. A economia da China e a política do iuan devem estar na agenda.

Alguns analistas vêem otimismo sobre o avanço do dólar para os encontros do fim de semana.

"Os EUA estão em uma posição melhor nessas reuniões (do G8) do que anteriormente", afirmou Lara Rhame, estrategista de câmbio do Credit Suisse First Boston.

"O resto do G8 reclamou sobre os dois déficits dos EUA, mas o governo pode pela primeira vez mostrar progresso com os déficits", acrescentou.