Caminhada pelo deserto simula rota de imigrantes do México aos EUA

Por Gazeta News

bezyjbcvi5hmx1wd01t4he8vn

Para simular a rota que milhares de pessoas fazem a cada ano, ao sair do México com a intenção de entrar clandestinamente nos Estados Unidos e iniciar uma nova vida, um grupo de ativistas iniciou, no dia 27, uma caminhada de uma semana pelo deserto do Arizona.

Os participantes desta iniciativa, que este ano chega a sua décima edição, partiram da cidade de Tucson e dali foram transferidos em veículos até a cidade fronteiriça de Sasabe, em Sonora (México).

Com uma oração e com a esperança que um dia não morram mais imigrantes indocumentados no deserto do Arizona, começou a caminhada que vai até 2 de junho.

Entre os 53 participantes, há cidadãos americanos e imigrantes provenientes de México, Peru e Guatemala, acompanhados muitos deles de filhos e netos. Todos dispostos a percorrer a pé os 120 quilômetros que separam Sasabe e Tucson, em homenagem aos que fazem este caminho de forma clandestina.

“Para mim é uma oferenda que eu posso dar, sacrificando um pouquinho do meu esforço e meu tempo para lembrar todas essas pessoas que morreram na fronteira”, contou Marisol Flores, que participa há três anos desta iniciativa.

Em sua opinião, “como cidadãos deste país, devemos ter consciência suficiente para lembrar nossos irmãos que cruzam todos os dias e que cada vez mais frequentemente morrem na tentativa”.