Caminhar ou correr? Confira as diferenças
Muitos artigos avaliam o risco de desenvolver, obesidade, hipertensão, diabetes entre outras enfermidades com o sedentarismo. Isso é provado. A possibilidade de uma pessoa sedentária desenvolver enfermidades durante a vida é cerca de mais de 80%. Claro que o momento no qual essa enfermidade irá desenvolver é relativo, porém são enfermidades que comprovadamente têm menor incidência em pessoas que praticam exercícios e muitas podem ser revertidas pela prática de exercícios.
Mas, o que é ideal para que você possa manter a saúde e não sofrer as consequências do sedentarismo é entender a necessidade do exercício dando a ele a mesma importância que é dada a alimentação, sono e lazer.
Mas, escolher a atividade de preferência nem sempre é muito fácil. Ocorre que para a maioria das atividades é necessária habilidade e só tem habilidade quem já pratica exercícios. Isso torna o início muito difícil e desestimulante. Dentre as atividades que exigem menor habilidade está a caminhada. Caminhar é natural do ser humano e podemos dizer que todos sabem caminhar. Então vem a pergunta, caminhar é suficiente? Quanto eu tenho que caminhar para ter os benefícios de diminuição do risco de morte?
Um estudo avaliou a relação entre os benefícios de dois tipos de exercícios. A corrida e a caminhada. A questão avaliada é: qual tipo de exercício é mais benéfico para reduzir o risco de morte, corrida ou caminhada?
Ambas são capazes de reduzir o risco de morte, mas em intensidades diferentes. Isso significa que 25 minutos de caminhada por dia reduz o risco em cerca de 13% e o mesmo tempo, 25 minutos, só que correndo, reduz o risco em cerca de 35%.
Se você não quer correr, não pode correr, não gosta de correr, mas quer reduzir o risco de morte em 35%, você deverá andar por 105 minutos. Essa é a diferença entre correr e caminhar, com relação a redução do risco de morte por sedentarismo. Com certeza, outros hábitos saudáveis como uma boa alimentação e boa qualidade no sono são igualmente importantes. Bom senso sempre é uma boa escolha.
Agora que você já sabe quanto é necessário correr ou caminhar para ter uma vida longa e saudável, é só começar.
______________
Minimal Amount of Exercise to Prolong Life Chi Pang Wen MD, DrPH , Jackson Pui Man Wai PhD , Min Kuang Tsai MS and Chien Hua Chen MD, MPH JACC (Journal of the American College of Cardiology), 2014-08-05, Volume 64, Issue 5, Pages 482-484, Copyright © 2014 American College of Cardiology Foundation.
