Campanha mundial de plantio de árvores mobiliza brasileiro

Por Gazeta Admininstrator

Uma campanha de incentivo ao plantio de árvores no mundo todo fixou a meta de plantar 7 bilhões de mudas e sementes até o final de 2009, ou pouco mais de uma árvore para cada morador do planeta, com o intuito de ajudar a proteger o meio ambiente e a barrar as mudanças climáticas.

Durante o lançamento da campanha, em New York, o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, destacou a participação do Brasil na iniciativa.
- O Brasil tem um papel muito importante não só com a Amazônia, que é uma parte da discussão internacional, mas também com o reflorestamento promovido pelo país. As ações governamentais e as organizações da sociedade civil terão uma participação muito importante, eu espero - disse.

O setor privado, também, cumpre o seu papel na iniciativa, com quase 6% de todas as árvores plantadas. A campanha tem o apoio e a adesão de empresas multinacionais, como a Bayer, Toyota, Yves Rocher, entre outras.
Segundo Steiner, o objetivo da nova fase da campanha é plantar uma árvore por habitante do mundo.

A campanha foi lançada em 2006 para atuar contra os diversos problemas de sustentabilidade, desde a questão de recursos hídricos até a perda da biodiversidade. Patrocinada pela vencedora do Prêmio Nobel da Paz (2004) e fundadora do Movimento do Cinturão Verde Keniano, professora Wangari Maathai, e pelo Príncipe Alberto de Mônaco, a iniciativa tem superado todos os seus objetivos, com plantações em cerca de 155 países.
Entre os campeões da iniciativa estão Etiópia com 700 milhões de árvores, seguida por Turquia, México e Quênia. Em apenas 18 meses, o projeto concluiu a plantação de dois bilhões de árvores.

Contribuição brasileira nos EUA
Para dar sua contribuição no cumprimento desta meta, o brasileiro Marcos Ribeiro, especialista em construção civil e paisagismo, há 9 anos vivendo nos Estados Unidos, entre outras iniciativas, passou a atuar nos programas de reflorestamento dos condados de Broward e West Palm Beach.

A meta pessoal de Ribeiro é de plantio de 1 milhão de árvores. Em um curto período, ele afirma já ter plantado, aproximadamente, 150 mil mudas.
A intenção de Ribeiro, segundo ele, é de que a comunidade brasileira participe se concientizando e colaborando com o projeto pois a necessidade do reflorestamento e a preservação da camada de ozonio e de extrema importância para humanidade.

Ele explica que qualquer pessoa interessada em participar da campanha, mesmo que viva em uma metrópole, em um apartamento, onde não existam áreas livres, pode simplesmente doar uma muda de árvore para um parque público, ou “adotar” uma árvore, prática que é bastante comum nos Estados Unidos. “No último furacão o parque Quiet Waters, em Deerfield Beach, por exemplo, perdeu quase todas as suas árvores. Participar do replantio é uma forma importante de colaborar”, ressalta Ribeiro.

Como parte de sua atividade profissional de paisagista, Ribeiro está se dedicando, agora, ao plantio de 700 árvores na Hillsboro Boulevard. “O maior motivo que me leva a participar desta campanha é o amor que tenho por esse planeta. Muitas espécies já estão em extinção, e não é difícil resolver o problema, se todos nos unirmos. Você pode imaginar um mundo sem árvores?”, questiona Ribeiro.

Ele lembra que os Estados Unidos, a maior parte da Europa e o Norte da China e Japão já perderam 6% da camada de proteção de ozônio. “O Pnuma cálcula que cada 1% de perda da camada de ozônio cause 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira, em todo o mundo”, alerta o paisagista.