Campanha visa conscientizar pais em relação à segurança de crianças

Por Gazeta News

campanha bebe nadando

Um aumento no número de mortes de criança no condado de Broward, no ano passado - a maioria por causa de afogamentos e formas de dormir inseguras – impulsionou o laçamento de uma campanha de grupos de defesa de crianças no dia 9, em Sunrise.

Em 2014, 41 crianças morreram em Broward. Nove delas foram perdidas por afogamento e um número estimado de 20 morreram durante o sono, as causas dessas mortes são 100% evitáveis, disse Kim Gorsuch, um administrador do Florida Deprtment of Children and Families.

A maioria dessas crianças tinham 3 anos de idade ou menos. No ano passado houve 11 mortes de crianças a mais em relação a 2013. O objetivo da campanha, chamada #SaferBy4, é para manter as crianças vivas até o quarto aniversário e trazer essa estatística para zero, disse Cindy Arenberg Seltzer, CEO do Conselho de Serviços da Criança de Broward.

O prefeiro de Sunrise, Mike Ryan organizou uma reunião com bombeiros, policiais, funcionários eleitos e funcionários de 11 cidades no Sunrise Civic Center.

Afogamento é a principal causa de morte de crianças na Flórida nesta faixa etária, disseram as autoridades. Uma criança pode entrar em uma piscina no momento em que a pessoa cuidando dela for atender ao telefone ou colocar a roupa para lavar.

Nada substitui a supervisão de um adulto vigilante, disseram defensores. Mas as casas também devem ter alarmes de porta e piscinas devem ter portões fechados.

Quando se trata de colocar o bebê em uma posição de sono seguro, a Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebês durmam sozinhos em um berço com um colchão firme, de barriga para cima e sem travesseiro, muitas almofadas, brinquedos ou cobertores.

Deixar os bebês ficarem em camas onde os adultos dormem pode sufocá-los. Mesmo o ato de permanecer nos braços da mãe depois de mamar enquanto ela fica sonolenta são atos que devem ser evitados, disse Michelle Reese, diretora executiva da coalizão em Broward, Healthy Mothers, Healthy Babies.

Ryan confessou que, conforme práticas seguras para que crianças durmam tenham mudado, ele percebeu que sua família, como muitos outros na época, fizeram tudo errado.

"Os nossos berços estavam sempre cheios de tudo", disse Ryan. "Brinquedos de pelúcia, tudo que era bonitinho. Mas pela graça de Deus, nós não temos que enfrentar uma morte por asfixia ou estrangulamento".

O tenente dos bombeiros de Fort Lauderdale, James Carroll disse que sua agência e o serviço de emergência em Pompano Beach, Coral Springs e Hollywood entram nas casas durante ligações de 911 também para olhar onde e como as crianças dormem.

"Se encontrarmos um berço cheio de coisas, o esvaziamos", disse Carroll. "As famílias ficam surpresas. Elas simplesmente não sabem que não sabem".

O Healthy Mothers, Healthy Babies do condado de Broward oferece berços gratuitos para famílias de baixa renda. Para mais informações, ligue para (954)765-0550.

O Childern’s Services Council do condado de Broward está oferecendo vales de $40 dólares em aulas de segurança de natação para as crianças pequenas.

Aqueles que são tem entre um e 3 anos de idade podem fazer até 10 aulas de natação com um cuidador em que participa das aulas de natação.

Crianças de quatro anos podem ter aulas em grupo. Para obter um coupon, ligue para (954)357- 7946.