O campeão está de volta! - Show de Bola

Por César Augusto

_uploads_2011_02_11_silva_belfort_010

Se você não gosta do UFC...

Se você acha MMA uma modalidade muito violenta...

Se você acha que luta não é esporte, é selvageria…

Prepare-se para um mês sem ler, ouvir ou assistir nada sobre esportes.

Anderson Silva volta a lutar no final de janeiro e, até lá, é esse o assunto principal do mundo esportivo.

Há pouco mais de um ano ele quebrou a perna na revanche contra o americano Chris Weidman. A cena foi impressionante e muita gente apostava que, pela fratura e pela idade, ele nunca mais voltaria a lutar. Meio ano depois ele já estava treinando e, agora, prestes a completar 40 anos, vai voltar ao octógono.

Eu estava lá quando ele quebrou a perna e estarei lá na volta do campeão.

Aquele dia foi inesquecível. Eu estava colado no octógono e deu para ouvir um barulho que pode ser comparado a quebra de um bambu. Não consegui olhar para o telão do ginásio para assistir o replay. Foi chocante demais. E triste.

Agora estou feliz por ver a volta do Anderson. Tem muita gente que não gosta dele, acha metido, folgado… Mas não dá para negar, o cara é um dos maiores lutadores de todos os tempos. Ele fez história. Defendeu o título do UFC 10 vezes. O cinturão foi dele por 7 anos. As lutas são sempre “especiais”, com um molho a mais do que as outras. Ou por provocações feitas pelo brasileiro ou pelos adversários. Aquela luta contra Chael Sonnen foi demais. Um golpe nos últimos segundos da luta, depois de apanhar por 5 rounds, deu a vitória ao Anderson. Agora, o adversário é Nick Diaz. Ser adversário do Anderson Silva nessa luta deve representar mais ou menos o mesmo sentimento que teve o goleiro do milésimo gol do Pelé. Estava lá, pronto para defender o pênalti. Pela profissão, deveria defender. Pela história, não poderia. Você lembra quem era aquele goleiro? Ninguém lembra. Todo mundo lembra do milésimo gol do Pelé e todos vão se lembrar da volta de Anderson Silva.

Não acho que o “Spider” Anderson vai voltar a disputar o título. Voltando a comparar com o Pelé, acho que agora o Anderson vai “jogar no Cosmos”. Mas, pode surpreender. Por que não? Ele tem gás e técnica para isso.

Contando os dias para o final de janeiro. Estarei em Las Vegas. Se você também for, nos vemos lá. Se você não gosta de MMA, bem feito.

Avaliações da Semana

BOLÃO: Anderson Silva

Muita gente achava que ele se aposentaria. Vai voltar e já movimenta o mundo das lutas mais do que qualquer outro lutador. O “Spider” é bom, não tem jeito. BOLACHA: Nick Diaz O adversário de Anderson Silva vai ser coadjuvante total. Qualquer um poderia estar no lugar dele e seria “ignorado” da mesma maneira. BOLINHA: Taça São Paulo O campeonato de juniores que acontece no começo do ano no Brasil já foi bem legal e revelou vários jogadores. Agora, nem ouço falar dos jogos. Uma pena.