Campeonato Brasileiro: aqui o que menos corre, voa! - Futebol

Por Mano Thiago

Fluminense-6-2

O campeonato brasileiro segue mostrando ser o mais disputado do mundo. Se fosse em qualquer campeonato na Europa, já teríamos um líder disparado e, no máximo, mais um time tentando tomar a ponta. Mas Brasil é diferente, ou seja, o campeonato mais disputado do Mundo, com três times na disputa do título, uns seis times lutando por vaga na Libertadores e, ainda por cima, tem uns oito times lutando para não cair.

Lá na ponta de cima da tabela, querendo um Natal mais feliz para os seus torcedores, continua firme e forte o time de Guerreiros do Fluminense. E não é à toa. Líder do campeonato 5 estrelas do futebol mundial, o Fluzão no último jogo conseguiu vitória por 1 a 0 sobre o forte time do Internacional e ainda por cima jogando no estádio do Beira Rio. Já não é de hoje que eu falo que o time do Flu é, para mim, o time mais bem preparado para ser campeão brasileiro. Tem elenco, tem técnico e, depois de uma vitória dessas, o time tricolor mostra toda a sua força no campeonato.

Logo na sequência, querendo voltar a cantar de líder, está o Atlético Mineiro, que conseguiu voltar aos trilhos finalmente, depois de ficar quatro rodadas sem um resultado positivo. O “Bonde do Chimarrão com Pão Queijo”, liderado por Ronaldinho Gaúcho, conseguiu uma vitória de 3 a 0 contra o Palmeiras, o que faz o time mineiro voltar a pensar grande e mantém vivo o sonho do título.

Outro candidato ao título, o time do Mister Doutor Professor Auxiliar de Contabilidade, Wanderley Luxemburgo. Desta vez teve um jogo difícil contra o Corinthians, em São Paulo, e não deu para o Grêmio outra vez: 3 a 1 para o Corinthians. Mas a toalha ainda não foi jogada e o time gaúcho tem um bom elenco. Apesar do acúmulo de funções, Luxemburgo é um técnico que sabe muito bem disputar campeonatos de pontos corridos, então o “Bonde do Chimarrão com Terno e Gravata” também merece respeito.

Dos times de meio de tabela, o que mais se destaca segue sendo o Corinthians, apesar de não almejar mais nada na competição, os corintianos parecem dispostos a bagunçar o campeonato. Já atrapalharam o Atlético Mineiro na outra semana que passou e agora, na última rodada, atrapalharam o time do Grêmio. Realmente o Timão tem sido o fiel da balança, mas o Coringão está na dele. O problema para a rapaziada do Corinthinas é Azul e fala inglês, atende pelo nome de Chelsea, de resto um Feliz Natal e um bom Ano Novo.

E a situação mais crítica do campeonato segue na luta contra o rebaixamento e isso que o time já foi campeão esse ano da Copa do Brasil. Para mim, o maior problema do Verdão segue sendo a ansiedade de sair logo da zona da degola. Felipão tem que fazer o time dele pensar jogo por jogo, aí sim eu acredito que o time sai dessa. Como o próprio meia chileno Valdivia falou: “Tem que ter menos desculpa e mais futebol, se não vai ficar feio”. Sem contar que o palmeirense não aguenta mais desculpas. O torcedor do Verdão já sabe: desculpa de aleijado é muleta.

Encerro enviando um salve para o Ubirajara Leite, de Orlando, baiano arretado!