Campus FAU em Boca Raton é fechado por horas por causa de homem armado

Por Marisa Arruda Barbosa

police_car_baldwin_house

A tarde do dia 29 não foi de um dia típico no Campus da Florida Atlantic University na Glades Rd, em Boca Raton. Enquanto alunos se concentravam para realizarem seus exames finais, um alerta da universidade tocou simultaneamente em todas as salas e departamentos com mensagens de alerta.

A brasileira Cintia Silva, funcionária da universidade, conta que as instruções recebidas por e-mail, telefone e diparadas no site de como proceder eram as mesmas: baixar as persianas, apagar as luzes e lacrar as portas. “O campus fechou e ninguém podia entrar ou sair por duas horas, pois havia um atirador ameaçando a segurança”, disse. “ Até uma segunda ordem, nada mais restava a não ser manter a calma”.

Esta foi a terceira vez em três meses que uma universidade do sul da Flórida foi colocada sob bloqueio depois de relatos de um homem armado circulando no campus, disse o “Sun Sentinel”.

No caso da tarde do dia 29, um ladrão armado teria apontando uma arma para a cabeça de um estudante no campus, o que provocou um bloqueio de três horas.

Em uma coletiva de imprensa na estação de polícia do campus, o chefe de polícia Charles Lowe, disse que é “altamente incomum” que um ladrão não só roube um aluno dentro do campus, como também aponte uma arma para alguém em plena luz do dia.

“É muito raro para nós que tenha armas no campus. Se você olhar para as nossas estatísticas de crimes, você vai ver isso”, disse Lowe. “Isso seria um evento altamente incomum para este campus, ou a maioria dos campi”.

Mas bloqueios a universidades não têm sido tão incomuns nos últimos meses. Em 31 de agosto, a presença de um homem armado em Broward College, em Davie, resultou em um bloqueio de 20 minutos, um aviso de que durou pouco depois que a polícia prendeu três homens que estavam envolvidos em uma briga. Um dos homens tinha uma arma, disse a polícia de Davie, mas a arma foi armazenada legalmente em seu carro e ele foi liberado. No dia 8 de novembro, um isqueiro em forma de arma provocou um bloqueio breve no mesmo campus da FAU.

De acordo com o porta-voz da FAU, Christopher Stotz and Lowe, um estudante disse à polícia que foi roubado com uma arma no prédio de Artes e Letras, com o roubo começando em um corredor e culminando em uma sala de ensaios da banda.

Lowe disse que o estudante contou à polícia que um homem negro e musculoso, vestindo uma camisa branca, calça branca e uma máscara de esqui, apontou uma arma pequena contra a sua cabeça. O ladrão fugiu com alguns “itens valiosos” pertencentes à vítima, mas Lowe não disse o que foi roubado.

Não foram disparados tiros, ninguém ficou ferido e ninguém havia sido preso até o fechamento desta edição.