Cardeais analisam situação da Igreja, e chaminé é colocada

Por Gazeta Admininstrator

Os cardeais realizaram nesta sexta-feira a 11º Congregação Geral, destinada a preparar o conclave que começará na segunda-feira. Eles voltaram a analisar a situação da Igreja e do mundo. Também hoje foi colocada no teto da Capela Sistina a chaminé de onde sairá a "fumaça branca" indicando que já há papa.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, estiveram presentes na Congregação 138 cardeais, dos 183 que formam o Colégio Cardinalício. Na quinta-feira, 142 compareceram.

A Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, sobre a Sede Vacante e a eleição do Romano Pontífice, estabelece que todos os cardeais devem participar da Congregação Geral, mas os purpurados que têm mais de 80 anos podem escolher se querem participar ou não.

Ainda segundo a norma da Igreja, os cardeais com mais de 80 anos não podem entrar na Capela Sistina para escolher o papa, mas podem ser escolhidos.

Chaminé
Paralelamente à reunião dos cardeais, o Vaticano prossegue com os preparativos, e nesta sexta-feira foi colocada no teto da Capela Sistina, onde será realizado o conclave que elegerá o sucessor de João Paulo II, a chaminé de onde sairá a "fumaça branca", indicando que já há papa, e as eventuais fumaças negras.

Depois de colocá-la, os técnicos vaticanos realizaram vários testes, para ver se a fumaça saía bem e, para não gerar equívocos, eles evitaram que sua cor fosse preta ou branca.

A chaminé foi unida a uma estufa, de estilo antigo, que foi colocada no interior da Capela Sistina, em que serão queimadas as cédulas das votações para escolher o próximo papa.

Por enquanto, não se sabe qual será o método usado para que a "fumaça branca" seja realmente branca e não ocorra um engano, como na eleição de João Paulo I, em 1978, em que a fumaça que saiu era cinza.

O Vaticano comprometeu-se a fazer com que agora a fumaça seja branca, e para que não restem dúvidas de que um novo papa foi eleito os sinos da basílica de São Pedro soarão.