Passagem de Ernesto deixa Flórida em estado de alerta.
O governador Jeb Bush decretou na segunda-feira (28) estado de emergência após emitir um alerta de furacão para ao litoral da Florida e parte sul da península, em antecipação da chegada da tempestade tropical, Ernesto.
Funcionários da zona litorânea disseram aos turistas que adiem qualquer plano imediato de viajar pela região e ordenaram que àqueles que já se estão no arquipélago o abandonarem de imediato.
A tempestade, que no domingo, durante cerca de 10 horas, chegou à categoria de furacão, perdeu forças posteriormente.
Às 12:00 GMT da segunda-feira (28), a tempestade tinha ventos de 72km/h. Se encontrava a 32km a oeste de Guantánamo,Cuba e a cerca de 828km a sudeste de Key West. Se deslocando em direção a nordeste a 19 km/h.
O Centro de furacões, com sede em Miami, advertiu que mesmo diminuindo sua força, a tempestade poderá voltar ao status de furacão antes de chegar a costa sudeste de Cuba, na segunda e hoje.
Probabilidades
Meteorologistas do centro disseram que havia cerca de 10% de possibilidades de que ventos com força de um furacão castigariam o sul da Flórida e 60% de possibilidade de que ocorreriam apenas ventos de tempestade tropical.
“Certamente as imagens que temos aparece como se fosse afetar uma parte significativa da Florida antes de que tudo se acabe”, disse Max Mayfield, diretor do Centro Nacional de Furacões.
O estado da Florida foi castigado por oito furacões em apenas 2 anos
Em Cuba, as autoridades emitiram um alerta de furacão para as seis províncias do oriente do país. O jornal Juventud Rebelde, dedicou em sua primeira página a advertência aos cubanos sobre as fortes chuvas e ventos e potenciais inundações no sudeste da costa.
