Carros e Carros usados - Linha Direta

Por Cleida Cruz

chrysler-corporation-3

Carros

Finalmente volta-se a escutar notícias positivas no setor automotivo. A Chrysler atingiu em outubro o melhor resultado em quatro anos nos Estados Unidos, com um aumento de 27% nas vendas. Enquanto isso, grandes montadoras apresentam números que parecem ser os mais fortes desde o começo de 2011. Um exemplo é a General Motors, que aumentou em 2% suas vendas em outubro. Mas o resultado foi inferior ao que alguns analistas esperavam para a montadora.

Carros usados

Para analistas do setor automotivo, a melhora dos resultados em outubro mostra que consumidores andaram adiando a compra de veículos durante a recessão pelo prazo máximo possível. Isso elevou os preços de carros usados e a média de tempo de uso de automóveis e caminhões em estradas americanas é agora de cerca de 11 anos, a mais alta já registrada.

Tarifas bancárias

Depois de “tomar bala de todos os lados”, o Bank Of America voltou atrás e não vai mais cobrar os $5 mensais de tarifa para quem tem cartão de débito. Na mesma onda foram outras instituições bancárias concorrentes que ou cancelaram a cobrança ou colocaram de lado os planos de ir nessa direção. A decisão tomada pelo BOFA deve-se à repercussão negativa que a medida gerou entre os consumidores e às mudanças competitivas do mercado.

Bancos

Os bancos foram atiçados em cobrar tarifas mensais de cartão de crédito depois que o Congresso aprovou uma reforma financeira no ano passado, que limitou os bancos a cobrar tarifas dos clientes em caso de uso do cartão de débito na hora da compra. A projeção é que os bancos deixem de arrecadar bilhões de dólares por ano em tarifas, que hoje estão limitadas em $0,24. Antes da lei ser aprovada, em 1 de outubro deste ano, a média que os bancos cobravam era $0,44.

Encolheu

O ritmo de crescimento no setor manufatureiro nos Estados Unidos desacelerou inesperadamente em outubro, em linha com os números na China, Grã-Bretanha e Canadá, segundo o Instituto de Gestão do Fornecimento. O índice de atividade industrial dos EUA desacelerou o crescimento para 50,8, diante de 51,6 no mês anterior, ficando abaixo das previsões de uma melhora para 52 de acordo com uma pesquisa da Reuters com economistas. Uma leitura abaixo de 50 indica contração no setor manufatureiro, enquanto um número acima de 50 significa expansão.

Cresceu

Enquanto isso, a economia americana cresceu 2,5% no terceiro trimestre deste ano, conforme o Departamento de Comércio dos EUA. É um ritmo levemente acima do previsto pelo governo. O consenso das projeções apontava para uma alta de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB). A boa notícia é que esse crescimento é maior do que o alcançado no segundo trimestre de 2011, quando a economia americana registrou expansão de 1,3%.

Cresceu II

A explicação é que o aumento dos gastos dos consumidores e do investimento não-residencial teriam contribuído para o desempenho do PIB - mensura os bens e serviços produzidos na economia em determinado período. O indicador é formado por cinco componentes: consumo, investimento, gastos governamentais, nível de estoque e saldo de comércio exterior.

Passagens de avião

O Thanksgiving está se aproximando rapidamente e quem planeja viajar no feriadão deve se apressar na compra de passagens aéreas se não quiser pagar mais. A cada dia que passa, o preço fica $5 mais caro, anunciou o website FareCompare.com. Nessa hora, procrastinação é o pior inimigo de quem quer viajar. Outra dica é evitar de viajar nos dias mais movimentados e caros do ano. Ou seja, na quarta-feira antes do Thanksgiving e no domingo e segunda-feira depois do feriadão.

“Black Friday”

A loucura de compras na Black Friday está ganhando novos ingredientes este ano. Para fazer frente à concorrência online, grandes varejistas como o Target, Macy’s, Kohl’s e Toys R Us estão planejando abrir suas portas à meia-noite da quinta-feira de Thanskgiving. Ou seja, você pode sair direto do jantar para as compras.

Falta qualificação

Mais da metade das pessoas que estão procurando emprego acham que estão suficientemente qualificadas para o trabalho, aponta uma pesquisa recente, mas os recrutadores dizem que muitas vezes eles enfrentam problemas para achar pessoas qualificadas. A pesquisa envolveu 550 gerentes de recrutamento nos Estados Unidos e mais de 730 desempregados, em setembro, e foi feita pela Harris Interactive. A Flórida, por exemplo, tem muitas vagas de trabalho para profissionais altamente qualificados que não são preenchidas apesar do alto nível de desemprego no estado, aponta a pesquisa.