Cartões telefônicos com mensagem enganosa dão multa de $150 mil

Por Gazeta Admininstrator

A empresa de cartões telefônicos pré-pagos Locus Communications Inc, acusada de práticas enganosas, na Flórida, terá que pagar $150 mil ao estado e a um grupo de defesa dos direitos dos hispanos, após acordo firmado na justiça.

A empresa, com base em New Jersey, também conhecida como GEO Telecom, terá que reembolsar o escritório da procuradoria -geral em $50 mil, para o pagamento de custas advocatícias, custos e futuras auditorias, conforme o acordo.

A empresa também terá que pagar $105 mil ao Hispanic Institute, grupo sediado em Washington, que trabalhou com a promotoria buscando evitar que empresas de cartões telefônicos pré-pagos que têm como público-alvo a comunidade hispana, utilizem práticas enganosas de marketing.

- Muitos moradores da Flórida utilizam esses cartões para falar com seus familiares e amigos. Os novos padrões adotados no acordo vão proteger este canal essencial de comunicação – disse o procurador-geral Bill Mc Collum.
O Hispanic Institute receberá o valor da indenização ao longo de um período de três anos. O presidente da organização, Gus West, disse que o dinheiro ajudará o grupo a continuar suas investigações sobre práticas ilegais na indústria de cartões telefônicos pré-pagos.

O processo de investigação da empresa Locus Communications começou em julho de 2007, e mostrou que os cartões oferecidos pela empresa prometiam minutos ilimitados o que, na verdade, não acontecia.

A empresa, de acordo com as investigações, cobrava valores não informados aos clientes e não revelava o real valor das taxas e sobretaxas.
De acordo com as investigações, a empresa também anunciava em espanhol, mas imprimia nos cartões as infomações sobre taxas em inglês.

Conforme o acordo, a Locus Communications terá que suspender os anúncios considerados enganosos, oferecer 100% dos minutos anunciados e submeter-se a três anos de auditoria, realizada pela procuradoria-federal do estado.
A empresa é a 13ª a assinar acordo com a procuradoria por causa de reclamações relacionadas a cartões telefônicos.

Em novembro, a Business telecommunications Services Inc também conhecida como ADMA Telecom Inc., pagou $75 mil ao Instituto Hispano.

A Divisão de Crimes Econômicos do estado está conduzindo quatro investigações formais e, constantemente, revendo as práticas de dezenas de outras empresas na indústria de cartões telefônicos pré-pagos.

As empresas sob investigação já reembolsaram o estado em mais de $1 milhão em custos relacionados aos processos.