Casa Branca divulga certidão de nascimento de Obama

Por Gazeta Admininstrator

A Casa Branca divulgou a certidão oficial de nascimento do presidente Barack Obama diante do crescente debate no país sobre o local de nascimento do líder, se foi nos Estados Unidos ou não.

O certificado completo, que tem a assinatura da mãe de Obama, Ann Dunham Obama, uma testemunha e funcionários do registro civil, confirma que o governante nasceu em Honolulu (Havaí) no dia 4 de agosto de 1961 às 19h24 do horário local.

Em pronunciamento, Obama disse, no dia 27, que o país não está para “tolices” em referência à polêmica gerada em torno de seu local de nascimento.

“Não temos tempo para essas tolices. Temos coisas mais importantes a fazer”, falou Obama em breves declarações na residência oficial.

O presidente se declarou “desconcertado” e “perplexo” pela controvérsia sobre seu lugar de nascimento e destacou, nesse sentido, que todos os meios de comunicação que pesquisaram o tema concluíram que o presidente nasceu no Havaí em 1961 e lembrou que sua campanha divulgou em 2008 a versão resumida do certificado, um documento reconhecido pelo Governo Federal e os tribunais do país.

“E mesmo assim este tema segue em aberto”, destacou o líder, que apontou que a gota d’água foi há duas semanas quando em pleno debate sobre as prioridades orçamentárias do país a “história dominante” foi sua certidão de nascimento.

Por sua vez, reforçou a importância de outros assuntos a serem discutidos e antecipou que o debate sobre como reduzir o enorme desequilíbrio orçamentário do país, que se espera que seja entre 11% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, gerará “grandes desacordos”. “Estamos em uma situação grave”, disse Obama, ao acrescentar que “há grandes problemas que resolver”.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI