Casal catarinense cruza 12 países de carro até o Alasca

Por Arlaine Castro

Família Kumm (8)

Segundo a fotógrafa, a chegada ao círculo Ártico foi o momento que se deram conta da realização do sonho.” O que para muitos é apenas uma linha imaginária, para nós era a história de atravessar mais uma latitude cuja medida é 66,33”. O ponto mais ao norte da expedição foi em Prudhoe Bay, uma localidade no extremo-norte do Alasca.

“Assim que se cruza a fronteira, logo se quer ver as montanhas de gelo, mas as primeiras cidades não passam de cidades comuns americanas. Porém, ao ir adentrando o território, a gente vai sendo enfeitiçado pela magia do Alasca. São campos e montanhas fascinantes, e cada dia aprendemos algo novo. Nessa expedição, descobrimos que no Alasca um banho pode custar $35 dólares”.

O encontro com um dos fenômenos mais bonitos da natureza ocorreu em uma das noites mais lindas, conta a brasileira. A emoção por ficar cara a cara com a aurora boreal foi tanta que Luciene e Walfredo entraram em êxtase. “Não sabíamos se apertávamos o botão da máquina ou se simplesmente ficávamos admirando. A tão sonhada aurora boreal apareceu para nós numa das noites mais lindas, numa temperatura de 7 graus. Durante 17 dias pudemos fotografá-la. É um fenômeno maravilhoso!”, lembra ela, destacando também outro desejo realizado: ver ursos polares.

Um novo foco, um novo objetivo

Em outubro passado, o casal deixou o Alasca rumo à Flórida, onde chegou em fevereiro deste ano. Contando a viagem desde a saíde de Santa Catarina, foram 65 mil quilômetros rodados. Durante toda a viagem, Luciene e Walfredo faz da Land Rover sua moradia. “Temos uma barraca como teto. Dormimos em estacionamentos de lojas, supermercados, postos de gasolina, campings, praias”, conta a catarinense. De acordo com ela, a maneira simples como o casal leva a vida em um carro pode passar a ideia de que não se vive bem. “Mas como a gente tem um objetivo a cada dia, não importa que tenhamos que passar por algum sacrifício. Nossa meta é alcançar esse objetivo e aproveitar a vida”.

[caption id="attachment_140285" align="alignleft" width="300"] O casal de fotógrafos catarinenses Walfredo Kuum e Luciene Bittencourt estão em viagem desde 2016 com a expedição "Vamos Kumm Tudo".[/caption]

Apesar de não ter conforto nenhum, não ter banheiro, Luciene conta que as aventuras têm dado certo. “Somos muito felizes do jeito que estamos vivendo”, ressalta.

Sobre o planejamento e roteiro da viagem, Luciene conta que da primeira vez eles até tentaram seguir um planejamento, com dia e horário para estarem nos locais pré-determinados, mas isso não aconteceu por vários motivos e eles resolveram então não seguir um planejamento à risca dessa última vez. “A gente não sabe o dia de amanhã. Hoje estamos aqui curtindo o Epcot, em Orlando, mas amanhã podemos cair na estrada de novo”, relata ela, realizada.

Para acompanhar o trabalho do casal, acesse http://www.familiakumm.com.br/ ou o Facebook: /FamiliaKummAdventurePhotos