Casal de “Love School” ensina a fórmula para um casamento feliz

Por Simone Raguzo

[caption id="attachment_95131" align="alignleft" width="400"] Cristiane e Renato Cardoso estiveram em Pompano Beach para uma “escola do amor” ao vivo.[/caption]

É possível ter um casamento duradouro e feliz, diante de tantas desafios do mundo moderno? Cristiane e Renato Cardoso, apresentadores do programa The Love School, da “Rede Record”, garantem que sim.

O casal, considerado referência quando o assunto é amor inteligente e autor do livro “Casamento Blindado” – que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares, esteve em Pompano Beach na noite do dia 15 de outubro, na sede da igreja Universal, para uma “escola do amor” ao vivo.

Casados há 24 anos, Cristiane e Renato afirmam quem não viveram somente momentos felizes durante todo esse tempo. Com 12 anos de união, os dois chegaram a cogitar o divórcio. “E foi naquela noite que eu vi que precisava fazer alguma coisa para o meu casamento não acabar”, conta o Renato.

Hoje, o casal usa suas experiências com o objetivo de ajudar casados, noivos, namorados e solteiros a conquistar plenitude na vida amorosa.

Eles também dão dicas para casais melhorarem a comunicação, estabelecerem uma relação harmoniosa e contornarem crises. “As pessoas precisam se dar conta de que casamento não é aquela versão romântica que o mundo nos vende. Amar é o compromisso de cuidar de quem se comprometeu a cuidar de você até o fim”, destaca Renato.

Confira entrevista que o casal concedeu ao GAZETA:

Gazeta - Vocês dão conselhos que parecem não ser aqueles que as pessoas esperam ouvir. Vocês atribuem a isso o sucesso do programa The Love School? Cristiane - O que falamos, na verdade, vai contra tudo que é falado lá fora, nas novelas, filmes, nos romances. As pessoas estão acostumadas a viver pela emoção, a viver o momento, se jogar e ver no que vai dar lá na frente. Enquanto as pessoas só falam do amor como sentimento, sem pensar muito, nós falamos do amor inteligente. Damos o chacoalhão que muitas vezes falta, falamos o que ninguém fala e a pessoa acaba vendo que faz sentido. Renato - O que a gente vê é tanta falta de conhecimento, tanta ignorância. Nós mesmos éramos muito ignorantes nos primeiros 12 anos do nosso casamento. Mas, hoje, falamos do que funciona e acaba dando resultado para as pessoas.

Gazeta – Está comum pessoas afirmarem que não querem se casar, assim como cresce o número de divórcios. Vocês acreditam que o casamento está banalizado? Renato - Isso é atribuir a culpa ao casamento. ‘O casamento é ultrapassado, não dá certo’. Nos Estados Unidos, principalmente, nós ouvimos muito que não dá mais para ter um relacionamento só para o resto da vida. Isso é uma ideia que está se espalhando. Na verdade, a culpa não é do casamento. Nunca ouve casamento errado, as pessoas que fazem o casamento da forma errada. Elas têm de aprender a fazer a coisa certa para ele funcionar.

Gazeta – Então, qual é a fómula de um casamento perfeito? Cristiane - Para mim, sacrifício é a palavra-chave. As pessoas imaginam o casamento como um mar de rosas, que não terá problemas, tudo vai dar certo porque o casal se ama. Mas, não é bem assim. Para ter um casamento feliz, você vai ter que fazer sacrifícios pela outra pessoa. Terá que abrir mão das suas próprias vontades para fazer as do outro. Renato – Mas não é um sacrifício penoso, não é uma cruz. É um sacrifício para atingir um alvo, você tem um objetivo. É assim na carreira, na escola, voc6e se sacrifica para ter resultado. Eu diria ainda que o segredo é você fazer o contrário do que as pessoas ouvem aí fora, que é seguir o coração. Nós ensinanos o contrário, faça o que a cabeça manda. Você deve amar com a inteligência e, não com o sentimento.