Casal gay da Flórida participa de discurso anual do presidente Obama

Por Gazeta News

state of the union casal Delmay

O sexto discurso anual do presidente Barack Obama, no dia 20 à noite, contou com a presença de um dos primeiros casais gays a selar sua união na Flórida. Todd e Jeff Delmay, de Hollywood, se casaram em Miami, no dia 5, no dia em que a juíza Sarah Zabel derrubou a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo, um dia antes do restante do estado.

Todd e Jeff Delmay estavam entre os seis casais que processaram o condado de Miami-Dade pelo direito de se casar. “Esperamos que todas as famílias do mesmo sexo se sintam lá conosco”, disse o casal ao “Sun Sentinel”, antes de partir para Washington, D.C., onde se encontrariam com a deputada que os convidou, Debbie Wasserman Schultz, D-Weston.

Discurso Usando a melhoria na economia e a redução do desemprego para 5,6% como argumento, o presidente Barack Obama pareceu confiante em seu sexto discurso anual, o Estado da União, na noite do dia 20. Essa foi a primeira vez que o presidente fez um pronunciamento diante do Congresso desde que os republicanos ganharam a maioria na Câmara e no Senado. Obama declarou que a “sombra da crise” passou e pressionou o Congresso a construir ganhos econômicos ao aumentar as taxas sobre os ricos, para pagar pelas reduções sobre as taxas da classe média.

Imigração e reforma na saúde Obama prometeu vetar qualquer esforço republicano contra a lei do governo que reformou o sistema de saúde e o afrouxamento unilateral da política imigratória dos EUA.

“Não podemos colocar a segurança de nossas famílias em risco ao tirar seu seguro de saúde ou voltar a lutar contra batalhas passadas da imigração quando temos um sistema para consertar”, disse Obama. “E se uma lei contra essas medidas chegar à minha mesa, eu vou vetá-las”.

Cuba Obama ainda defendeu sua decisão em dezembro, de tentar normalizar as relações com o governo comunista de Cuba e pediu ao Congresso que levante o embargo econômico dos EUA contra Havana, que já dura mais de 50 anos.

O presidente pareceu mais solto, sem ter de enfrentar os eleitores norte-americanos mais uma vez, após as vitórias nas eleições de 2008 e 2012, algo que ele fez questão de ressaltar aos republicanos.

“Não tenho mais eleições para disputar”, disse Obama. Quando alguns aplausos foram ouvidos por parte dos republicanos sobre isso, ele acrescentou com um sorriso: “Eu sei por que ganhei duas vezes”. Com informações da “Reuters” e “Associated Press”.