Casamento 12 regras que todo padrinho e convidado deve saber

Por Priscila Honorato

casamentp
[caption id="attachment_92361" align="alignleft" width="300"] Foto: Jessica Arck/Flickr[/caption]

Todo ser humano está em constante aprendizado. Viver é isso, conhecer novos caminhos, percorrer alguns várias e várias vezes, mas sempre em busca de evoluir mais um pouco. Você que começou a ler essa coluna pode ter pensado: “Ah! Mas eu já fui em tantos casamentos, já fui madrinha ou padrinho mais de 10 vezes. Sou um expert nesse assunto”. Tenha atenção, pois são nessas horas que acabamos por pecar sem nem perceber. Que tal relembrar mais uma vez ou, quem sabe, aprender regrinhas novas?! 1. Jamais dê indiretas como: “Quero ser padrinho - madrinha, hein?!”;

2. É de bom tom confirmar presença o mais rápido possível. Toda a organização da festa depende disso; 3. Procure analisar o que diz no convite com muita atenção, inclusive os nomes nele escrito e a quantidade de convites individuais enviados; 4. Compre o melhor presente que puder, de acordo com as suas condições; 5. Os presentes deverão ser entregues antes do casamento, na casa da noiva; 6. Se você mora em outra cidade ou não conseguiu enviar o presente a tempo, duas opções são bem-vindas: entregar um dia após a festa na casa dos pais da noiva ou levar para o casamento, deixar dentro do carro e entregar aos pais da noiva ao final da festa; 7. Caso os noivos já morem juntos, vão se mudar de país ou cidade ou já possuem a casa mobiliada, ofereça dinheiro como presente. A quantia fica a seu critério; 8. Jamais use branco ou offwhite; 9. Madrinhas, jamais usem preto ou cores claras demais; 10. A regra para os homens é terno e gravata e meias da mesma cor do sapato, sempre; 11. Nunca vá a uma cerimônia trajando jeans e camiseta, não tem nada mais deselegante do que isso; 12. Administre o seu tempo e, se puder, chegue uns minutos antes do horário marcado. Caso se atrase, aguarde o final do cortejo ou de alguma entrada especial e só depois busque um lugar para se sentar.

Além disso, procure saber se o casal montou um site de casamento, pois, hoje em dia, isso é muito comum. Na página deles você encontrará todas as informações de que precisa, referentes ao evento, e evitará fazer constantes perguntas aos noivos. No mais, aproveite a festa e divirta-se!