Casas novas - Linha Direta

Por Cleida Cruz

construction in florida

Os clientes estão aclamando por mais casas novas e parece que os construtores estão ouvindo. O mercado de imóveis novos voltou a crescer no terceiro trimestre no Sul da Flórida, segundo a Metrostudy. Em Palm Beach, 505 novas unidades foram começadas, um salto de 61% em relação ao ano passado e o mais alto desde 2007. Em Broward, com bem menos terra disponível, 244 obras foram iniciadas, um crescimento de 5% em relação a 2011. Mas isso ainda não significa que a situação esteja normalizando no mercado imobiliário. Mas que está melhorando, é óbvio!

Empregos na construção Enquanto isso, a Flórida adicionou 4.200 novos empregos na área de construção em setembro, um aumento de 1,34% sobre o mesmo mês do ano passado, segundo a Associação Geral de Contractors. A Flórida perdeu a metade dos seus empregos na construção, chegando a 384 mil desde o início da crise imobiliária. O presidente da Associação, Ken Simonson, disse que muitos projetos de obras estão prontos, porém ainda engavetados, enquanto os donos aguardam uma visão mais clara sobre os rumos da economia.

Esclarecimento Como se o imigrante ilegal já não tivesse sofrido o suficiente por aqui, ainda se vê “expertos” tentando enganá-los. Exemplo disso é que certos agentes de seguro de carro andam anunciando que fazem seguro mesmo para quem não tem carteira de motorista. Segundo uma agente muito experiente de nossa comunidade, é possível sim fazer o seguro sem ter carteira, mas esse seguro não vai lhe dar cobertura se você sofrer um acidente. Ou seja, o seguro pode ser feito, mas para cobrir e/ou pagar o seu acidente você precisa apresentar alguma carteira de motorista. E ela lembra que essa carteira pode até ser vencida, de outro estado ou de outro país. Mas precisa existir, sim, alguma carteira de motorista.

No topo O Brasil ficou em terceiro lugar no ranking de mercados automotivos em agosto, com 405.513 unidades vendidas, ultrapassando o Japão, que teve 367.312. A segunda colocação ficou com os Estados Unidos, com alta de 19,8% e 1,28 milhão de veículos vendidos. As informações são da Jato Dynamics do Brasil e dão conta de que a China acumulou 1.290.729 emplacados, e se manteve na liderança do ranking, com crescimento de 10,8% na comparação com o mesmo mês de 2011. O país, aliás, conseguiu ultrapassar a marca de 10 milhões de carros vendidos de janeiro a agosto de 2012.

Marcas No ranking das marcas mais populares, a Toyota manteve a liderança em agosto, com crescimento de 19,4% na comparação com agosto passado, seguida pela Volkswagen, com aumento de 20,5%. A Chevrolet ultrapassou a Ford e ficou em terceiro lugar.

Natureba Depois de trabalhar por três décadas para o McDonald’s, sendo dois anos como presidente global, o empresário Mike Roberts, quer dar um exemplo de vida mais saudável. Largou o emprego e abriu seu próprio restaurante todo natureba. Chama-se Lyfe Kitchen, o que significa “love your food everyday” (ame sua comida todos os dias). No meio do restaurante em Palo Alto, uma cidade na baía de San Francisco, o freguês cruza com uma horta vertical de ervas antes de chegar aos caixas e fazer seu pedido. Há poltronas de couro laranja, pratos de porcelana e frases nas paredes de Oscar Wilde e Hipócrates, além de cardápio para vegetarianos.

Natureba II O investimento foi de $15 milhões e no cardápio estão comidas como risoto de cenoura, ravióli de milho, hambúrguer e pizza de cogumelo com queijo de cabra, tudo com a promessa de ser feito localmente, sem hormônio ou antibiótico e abaixo de 600 calorias. Roberts diz que depois da experiência que teve com o McDonald’s, agora quer levar essa nova experiência para o maior número de pessoas possíveis e que quer aproximar fazendeiros, agricultores e donos de restaurantes.

Compras globais As vendas online devem estourar nos próximos anos. As três categorias que vão ajudar a impulsionar isso são: e-commerce (comércio por qualquer meio eletrônico), m-commerce (vendas feitas por meio de smartphones) e s-commerce (vendas por meio de redes sociais. Segundo o relatório “Retail 2022”, produzido pela Economist Intelligence Unit, unidade de pesquisas do grupo que publica a revista ‘The Economist”, o valor do mercado global de varejo deve passar de 17,011 trilhões de dólares nesse ano para 33,472 trilhões de dólares em 2022.

Compras globais II Com o crescimento do mercado de varejo global, alguns países vão se destacar. O estudo aponta, por exemplo, que a China deve passar os Estados Unidos e virar o maior mercado global no setor. Já o Brasil deve ocupar o sexto lugar do ranking em 2022. Os seis países que vão dominar o varejo global em 2022, segundo Economist Intelligence Unit, são na ordem: China (1º), Estados Unidos, India, Japão, Rússia e Brasil.