Casos de gripe H1N1 aumentam nos EUA, aponta CDC

Por Gazeta News

gripe A influenza cnn
[caption id="attachment_138768" align="alignleft" width="300"] Foto: Center of Disease Control. Divulgação.[/caption]

O relatório mais recente do órgão federal de saúde dos Estados Unidos - Centers for Disease Control and Prevention (CDC), divulgado no início do mês de fevereiro de 2017, revela um aumento no número de casos da gripe Influenza A, também conhecida como H1N1.

Segundo (CDC), o vírus continua se espalhando por 40 estados e Porto Rico e já foi associado a 20 mortes infantis, sete delas relatadas no início do mês de fevereiro. Autoridades de saúde americana reforçam a orientação para que as pessoas vacinem-se contra a gripe, evitando assim maior propagação do vírus.

De acordo com o relatório, durante a temporada de 20162017 mais de 14 mil casos de gripe A foram relatados em todo o país. Pelo menos 51 dos 54 estados e territórios dos EUA estão experimentando níveis elevados de gripe e doenças semelhantes à gripe H1N1.

A atividade da gripe varia de "alta" para "extremamente alta" em 24 regiões, segundo relatório do CDC. Alabama, Arkansas, Connecticut, Geórgia, Havaí, Kansas, Louisiana, Mississippi, Missouri, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Oklahoma, Pensilvânia, Carolina do Sul, Dakota do Sul, Tennessee, Texas e Wyoming estão classificados como os estados com os níveis mais altos da gripe e da doença gripal.

O CDC e a comunidade médica continuam a enfatizar a importância da vacina para proteger a si e a outros contra a contratação ou propagação do vírus.

O médico-chefe do Emory University Hospital Midtown, em Atlanta, Dr. James Steinberg, alerta para a importância da imunização para evitar a propagação do vírus. "Com a temporada de gripe acontecendo agora, não é tarde demais para uma vacina", salienta.

A Influenza é uma infecção viral altamente contagiosa e bem mais grave, geralmente seus sintomas são mais fortes do que a gripe comum. “A gripe A geralmente começa com um início abrupto de sintomas", disse Steinberg.

Normalmente, a temporada de gripe nos Estados Unidos começa em outubro e tem temporadas de maior propagação entre dezembro e março.

O porta-voz do CDC, Kristen Nordlund, menciona os potenciais perigos de contrair a doença, que é a principal causa de morte em todos os EUA e ao redor do mundo durante décadas.

"A realidade é que a gripe é uma coisa séria, que pode fazer com que as crianças e os idosos, em especial, que são a parte da população mais vulnerável, fiquem muito doentes. Vacinadas, as pessoas podem se proteger e proteger quem estiver ao seu redor", completou.

H1N1 ou Influenza

A gripe H1N1 ficou mundialmente conhecida em 2009, por ter sido a primeira pandemia de gripe em mais de 40 anos. Os sintomas incluem uma febre ou calafrios, dor de cabeça, dor e cansaço. Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas estão em maior risco de complicações.

Segundo os especialistas, o erro mais comum das pessoas é não procurar atenção médica imediata, uma vez que os sintomas iniciais confundem-se com uma gripe comum ou até mesmo com gastroenterite, mas eles não estão relacionados. "Nós chamamos um monte de coisas de gripe", disse Topham. "É uma infecção completamente diferente, é um vírus diferente."

Vacinas

De acordo com o CDC, a vacina contra a gripe A é produzida por fabricantes privados e, para a temporada 2016-2017, os fabricantes projetaram um fornecimento entre 157 e 168 milhões de doses de vacina injetável para o mercado dos EUA, com o lote mais recente colocado no mercado no dia 23 de fevereiro. (As projeções podem mudar à medida que a estação progride).

A recomendação do CDC é que todas as pessoas (a partir dos seis meses de idade) devem ser vacinadas anualmente.

Para mais informações sobre vacinas e clínicas que as oferecem, acesse https://www.cdc.gov/flu/professionals/vaccination/vax-summary.htm

Com informações da CNN e CDC.