Casos de roubo de gasolina com uso de cartões clonados aumentam no sul da Flórida

Por Marisa Arruda Barbosa

Autoridades têm registrado mais casos de roubo de gasolina nas ruas do sul da Flórida. Criminosos transportam enormes quantidades de gasolina roubada pelas estradas do sul da Flórida, escondendo centenas de galões em caminhões e SUVs modificados. As autoridades se referem a esses veículos como "bombas em movimento", devido ao perigo que representam caso colidam com outros veículos e provoquem explosões. "Eles estão por aí, são muito comuns - tentando se misturar nas ruas com pessoas que vão trabalhar todos os dias", disse o policial da Florida Highway Patrol, Alexis Otano. Até agora, este ano, 16 pessoas foram acusadas de furto de combustível no condado de Broward. No ano passado inteiro, 10 pessoas foram pegas com gasolina roubada. Entre 2013 e 2017, apenas sete foram processadas. A Tropa da Patrulha Rodoviária da Flórida, que trabalha no condado de Miami-Dade, viu uma proliferação, detendo mais de 30 veículos com as chamadas "bexigas de combustível" ou compartimentos de combustível ocultos nos dois anos desde que as tropas encontraram o primeiro caminhão modificado. Os ladrões de gasolina usam cartões de crédito falsos para comprar o combustível nos postos, e depois revendem mais barato. Em uma ocorrência em outubro de 2016, dois policiais viram 10 caminhoneiros agindo de forma estranha em um posto de gasolina no noroeste de Miami. A maioria dos homens estava abastecendo suas caminhonetes - mas em vez de colocar gasolina em seus tanques, estavam abastecendo dentro dos veículos. Os policiais acharam isso suspeito. Quando se aproximaram, quase todos fugiram. Quatro motoristas não conseguiram fugir. Um deles - Yuniet Fuentes - jogou uma pequena bolsa Louis Vuitton no chão. Dentro da bolsa, os policiais encontraram 16 "gift cards", cada um codificado com números de cartão de crédito roubado. Yunior Rodriguez Rivero, o motorista de outro caminhão, tinha 64 cartões de crédito roubados. Fuentes está cumprindo uma sentença de 2 anos e meio em prisão federal por fraude em cartão de crédito e Rivero foi condenado à prisão perpétua pelo mesmo crime.

O esquema

Ladrões geralmente usam cartões de créditos clonados através dos chamados "skimmers", implantados em postos de gasolina. O comércio é lucrativo. Os detetives do departamento de polícia de Broward estimam que um "caminhão bexiga" pode arrecadar até US$ 1.500 por dia. Em fevereiro de 2018, as autoridades apreenderam uma gangue de roubo de combustível que ganhava US$ 100 mil por mês.

Jogo de gato e rato

Ned Bowman, diretor executivo da Associação de Comerciantes de Petróleo da Flórida, um grupo comercial que representa postos de gasolina, diz que é uma jogo de gato e rato entre os proprietários dos postos e os ladrões de combustível e os clonadores de cartões. "Os 'skimmers' chegaram alguns anos atrás, então colocamos uma fita [especial] nas bombas de gasolina para impedir que eles instalem os aparelhos clonadores. Eles compraram a fita on-line e instalaram de qualquer maneira", observa Bowman. Com informações do Sun Sentinel.