Casos de zika transmitidos localmente chegam a 25

Por Gazeta News

zika
[caption id="attachment_122561" align="alignleft" width="300"] O zika é transmitido principalmente pela picada de mosquitos do gênero Aedes.[/caption]

O mistério de como duas pessoas do sul da Flórida pegaram o vírus zika continua e poderão ser os primeiros casos de infecção do vírus dentro dos Estados Unidos, disse o Florida Health Department. O primeiro caso foi em Miami-Dade e o segundo, em Broward.

O número de casos de zika vírus contraídos localmente no sul da Flórida alcançou 25 nesta sexta-feira, 12.

Autoridades de saúde não fornecem detalhes sobre os pacientes, mas afirmam que todos os casos envolvem infecções por picada de mosquito em Miami-Dade, mais precisamente em área de cerca de uma milha quadrada em Wynwood e Midtown Miami. Um dos pacientes reside em Palm Beach County, mas esteve recentemente na área considerada de risco.

Até o momento, a Flórida é o único estado americano a registrar a transmissão da zika por picadas de mosquitos. O estado, até o dia 10, contabilizava 439 casos de zika relacionados a viagens – 57 envolvendo mulheres grávidas.

Preocupação

Autoridades de Saúde da Flórida têm esperado por novos casos de pessoas infectadas pelo vírus em Miami, visto que as visitações à área de risco, um dos pontos turísticos mais movimentados de Miami, não têm diminuído. “Eu não tenho notado preocupação nas pessoas. Muitas delas, de fora da cidade, vêm à galeria e sequer têm ouvido falar sobre o vírus”, disse ao Local10 David Bennett, que trabalha em uma galeria de arte na área.

Equipes sanitárias vêm combatendo o mosquito casa a casa, eliminando possíveis criadouros e colocando larvicidas e pesticidas em pátios e jardins. O zika é transmitido principalmente pela picada de mosquitos do gênero Aedes (aegypti e albopictus), e o contágio também pode ocorrer por contato sexual. Não existe, até o momento, vacina ou cura para o vírus, que causa sintomas brandos como erupção cutânea, dor articular ou infecção ocular. Em 80% dos casos, a infecção passa despercebida.

No entanto, o zika é particularmente perigoso para as mulheres grávidas, visto que pode causar danos permanentes ao feto em desenvolvimento, incluindo a microcefalia, uma condição na qual o bebê nasce com o crânio e o cérebro menores que a média.

Hillary pede que Congresso aprove financiamento

Em Miami na última terça-feira, 9, a candidata à presidência, Hillary Clinton, visitou o Borinquen Medical Center, onde pessoas com zika têm sido tratadas, e defendeu que o Congresso retorne ao trabalho para aprovar o orçamento que financia ações contra o vírus.

Clinton insistiu que líderes republicanos no Congresso devem convocar uma sessão especial para criar um projeto de compromisso bipartidário ou para aprovar o projeto do presidente Obama, no valor de $1,9 bilhão de dólares. Em julho, o projeto foi a votação no Senado, mas enfrentou um impasse e foi aprovado com um valor menor que o esperado.

Cuidados Autoridades recomendam que as pessoas em geral usem repelentes, mangas compridas, telas nas janelas e que drenem toda a água parada para evitar a propagação dos mosquitos. Com informações do Miami Herald e Local10.