Catarinense luta para ficar ao lado do marido americano, que enfrenta câncer nos EUA

Por Marisa Arruda Barbosa

Janir e Richard são casados há quase 11 anos.
[caption id="attachment_83932" align="alignleft" width="300"] Janir e Richard são casados há quase 11 anos.[/caption]

Há mais de 11 anos, a vida da brasileira Janir Rockenbach Parrish tem sido esperar por seu marido na cidade portuária de São Francisco do Sul. O americano Richard Merle Parrish sempre trabalhou na marinha mercante e se apaixonou por Janir nas paradas que fez na cidade. Mas hoje, em tratamento contra o câncer nos Estados Unidos, é ele quem espera pela esposa.

As filhas do americano, vendo sua luta contra a doença, iniciaram uma campanha de arrecadação para que a brasileira possa vir para os EUA para ficar ao lado do marido.

“O que eu preciso é de dinheiro para ir a São Paulo tirar nossos vistos e para as passagens de ida e volta para mim e para meu filho”, explica Janir, de 50 anos. “Não preciso de mais nada. O sonho do meu marido é se casar comigo na igreja, nos EUA, antes que sua mãe, que está hospitalizada, faça a ‘passagem’. Ela não pode saber do estado de saúde do meu marido, pois dois irmãos dele já faleceram de câncer”. Há dois anos, Richard, de 59 anos, foi diagnosticado com câncer na garganta. Depois de quase um ano de tratamento, ele se curou. Quando se preparava para uma cirurgia nos ombros e nos joelhos, Richard foi diagnosticado com câncer novamente, só que dessa vez no pulmão.

Como Richard já não trabalha há quase dois anos. Todo o dinheiro que tinha foi para o tratamento e Janir não tem condições de viajar para ficar com seu marido, que vive em Kissimee, com uma das filhas.

“Por toda a sua vida, meu pai não fez nada que não fosse trabalhar para sustentar sua família. Hoje, ele tem apenas 59 anos e sua saúde está se deteriorando”, disse a filha, Holly Parrish, no texto da campanha criada para arrecadar fundos para reunir o pai com sua esposa.

“O pior é que sua esposa está no Brasil e não tem dinheiro para ficar ao lado dele nesse momento tão difícil. Não estamos tentando arrecadar dinheiro para que ele se cure, já que supostamente não existe cura, mas estamos tentando reunir meu pai com o seu verdadeiro amor. Tenho certeza que se ele tiver sua esposa ao seu lado ele irá ter mais forças para lutar contra essa doença tão agressiva”.

Janir e Richard se conheceram há mais de 20 anos, no restaurante em que ela trabalhava. Richard era o primeiro engenheiro mecânico em um navio americano da marinha mercante. Uma vez, quando o navio dele atracou no porto da cidade, Richard disse que um dia iria se casar com Janir e adotar seu filho, então um bebê. E foi isso que ele fez. No dia 30 de abril Richard e Janir completam 11 anos de casados e ele adotou Guilherme, hoje com 18 anos.

Para contribuir com a campanha, clique aqui!