Catedral de Londres terá missa para Jean na sexta-feira

Por Gazeta Admininstrator

A catedral de Westminster, em Londres, irá ser o palco na sexta-feira de uma missa em memória do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto na sexta-feira passada.
No mesmo dia, ativistas planejam realizar uma vigília em frente ao Parlamento britânico. A vigília está marcada para as 17h30 (horário local, 13h30, horário de Brasília), enquanto a missa deve acontecer às 19h (hora local, 15h em Brasília), mesma hora do enterro de Menezes.

A missa e a vigília foram iniciativas de um grupo chamado Jean Charles de Menezes Memorial Campaign, formado com o objetivo de prestar auxílio à família do brasileiro.

"Estamos cuidando para que a família tenha o que necessita neste momento", diz um dos coordenadores do grupo, o ativista de direitos humanos Asad Rehman.

Auxílio

"Já recebemos uma doação no valor de mil libras (cerca de R$ 5 mil) de um grupo de direitos humanos de muçulmanos", diz ele.

Ele disse que o governo britânico pagou apenas as despesas do translado do corpo ao Brasil, além das passagens de três dos familiares de Menezes.

A passagem de um amigo da família e as despesas com o enterro estariam sendo cobertas pelo grupo, segundo Rehman.

Eles estariam ainda dispostos a auxiliar uma eventual volta das primas Patrícia da Silva Armani e Vivien Figueiredo ao país, se elas assim o desejarem.

"Achamos que eles devem ficar no Brasil por volta de umas duas semanas, mas é claro que fica a critério deles", diz Rehman."Elas ficaram sem casa."

A intenção do grupo é também chamar a atenção da opinião pública e promover o debate sobre a nova estratégia da polícia britânica de atirar para matar.