CD cantado em espanhol divulga música brasileira

Por Gazeta Admininstrator

A união da brasilidade do fluminense Victor Rocha com a latinidade da panamenha de Los Santos, Carmen Rocha, resultou no CD “Cada Segundo”, com 15 músicas cantadas em espanhol por Carmen, com letra e arranjo do marido Victor. O trabalho é um passeio por estilos brasileiros e latinos, reunindo salsa, bolero, axé e pagode, todos cantados em espanhol numa forma de, em língua estrangeira, também divulgar a riqueza dos ritmos brasileiros.

O primeiro CD da dupla sai como produção independente, com 250 cópias gravadas no estúdio MM Disc Records, que serão distribuídas por gravadoras dos Estados Unidos, Brasil e restante da América Latina. No próximo mês será feito o lançamento comercial, com distribuição nas lojas brasileiras da Flórida. “De uma forma ou de outra estou levando a cultura do meu País para o exterior. E fico muito feliz com isso”, diz Victor.

Ele conta que sua relação com a música começou aos 10 anos de idade, quando já escrevia letras, poesia e crônicas. Embora não tenha formação musical, Victor explica que a composição das melodias nunca foi problema. “Na minha cabeça já vêm letra e música juntos.
É como se eu escutasse a música completa. Em geral escreve-se a letra e depois trabalha-se na música. Comigo vem pronto como se alguém falasse no meu ouvido. Desde o início foi assim”, explica Victor que já tem mais de 100 composições prontas.

Por causa dos fortes laços de Carmen com sua terra natal a dupla decidiu fazer o lançamento no Panamá, onde as músicas já são sucesso nas emissoras de rádio local. “No Panamá as pessoas já estão assoviando pagode”, comemora o compositor. O próximo passo agora, conta ele, é partir para os mercados brasileiro e norte-americano. Além da distribuição em lojas brasileiras a dupla pretende começar uma temporada de shows em restaurantes e casas noturnas para divulgação do trabalho.

Além da interpretação, é claro, Carmen é uma das influências importantes em matéria musical e agrega ao trabalho o tempero panamenho e a afinidade com a cultura hispânica. “No mercado hispânico também fica mais fácil porque ela domina o idioma e terá mais facilidade em se apresentar”, comemora Victor.

A participação de Carmen no CD, conta Victor, aconteceu quase por acaso. Na verdade, o casal buscava uma voz feminina para gravar as composições e, embora Carmen insistisse, Victor preferia não envolvê-la no projeto. Foi em um estúdio de gravação que surgiu a escolha, sugerida pelos profissionais do próprio estúdio. Testes feitos, Carmen foi aprovada. “Eu tinha um tesouro dentro de casa e não sabia. Ela entrou no estúdio, cantou a primeira música e foi uma coisa espetacular. Agora será muito mais fácil”, finaliza Victor.