Celular ou tablete à noite pode causar insônia

Por Gazeta News

iphone

Passar muito tempo olhando para a tela de seu smartphone ou tablet durante a noite pode prejudicar o sono, alertou o especialista Charles Czeisler, da Faculdade de Medicina de Harvard, em um artigo publicado pela revista inglesa “Nature”.

O tipo de luz emitida por esses dispositivos, segundo Czeisler, é especialmente prejudicial à indução natural do sono, associada aos chamados ciclos circadianos.

Pesquisas revelam uma forte ligação entre privação de sono e a ocorrência de doenças como obesidade, diabete, problemas cardiovasculares, enfraquecimento do sistema imunológico e até câncer.

O “relógio biológico” do organismo é naturalmente controlado pela exposição à luz. Desde que a luz elétrica foi inventada, a fisiologia do organismo associada aos estados de alerta e sono ficou confusa.

O fator complicador dos tablets, smartphones, laptops e outros gadgets luminosos, segundo ele, é que a luz do tipo LED usada para iluminar suas telas é rica em radiação azul (de menor comprimento de onda), que interfere muito mais nos ciclos circadianos do que a radiação vermelha ou laranja (de maior comprimento de onda), que prevalece nas lâmpadas incandescentes e na luz natural do entardecer - que inicia a liberação de melatonina.