Centenário de Dorival Caymmi - Planeta Música

Por Gene de Souza

joao-gilberto-18-size-5981

No dia 30 de abril, completou-se o centenário de Dorival Caymmi (1914 – 2008). As homenagens começaram em 2013, com o disco “Dori, Nana e Danilo – Caymmi”, no qual os três filhos cantam músicas menos conhecidas de seu repertório. O álbum comemorativo mais aguardado, no entanto, é “Dorival Caymmi – Centenário”, que deve ser lançado apenas no segundo semestre de 2014 e trará clássicos do mestre da música popular interpretados por, entre outros, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil – que não gravavam juntos desde 1992. Dorival Caymmi é considerado um dos maiores compositores da MPB e autor de clássicos como “Saudade da Bahia”, “Marina”, “Maracangalha” e “Rosa Morena”.

Show de João Gilberto na internet

João Gilberto esquentou as redes sociais nos últimos dias. Áudios em ótimo estado do chamado “El Concierto Del Día Siguiente” foram compartilhados aos montes por quem gosta da obra do ícone baiano. A voz do locutor anuncia os detalhes da gravação antes da primeira canção, “Tim tim por Tim tim”. “Faz 25 anos neste 2010 do concerto feito em Madri... que teve como protagonista um senhor vestido de cinza com um violão espanhol.” Trata-se de uma apresentação de João feita em 19 de julho de 1985, no Patio Central del Conde Duque de Madri. Aos 54 anos, João tinha acabado de realizar uma apresentação lendária no Festival de Montreux, na Suíça. Ao chegar à Espanha pediu uma mudança na programação. Tom Jobim estava escalado para cantar no primeiro dia e João, no segundo. Mas o violonista alegou problemas de saúde e pediu para trocar de dia com Tom. O público que havia comprado ingressos para ver um viu outro e houve reclamação. Mas, como mostram as gravações que aparecem em ótimo estado, João estava em um dia inspirado. Canta “Wave”, “O Pato”, “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade”, e “Desafinado”.

“Cássia Eller – O Musical” Ganha Protagonista

Os produtores de Cássia Eller – O Musical decidiram qual atriz viverá a cantora Cássia Eller nos palcos. Tacy de Campos foi anunciada como escolhida através do Facebook oficial do musical. A atriz, que tem 24 anos e é natural de Curitiba, Paraná, surpreendeu os jurados durante a seleção para o elenco, e desbancou mais de mil pessoas que concorriam para o papel de Cássia Eller. O musical, que tem estreia marcada para o dia 29 de maio, no CCBB-RJ, contará com músicas como “Come Together”, “Nós”, “Non, Je Ne Regrette Rien” e “Na Cadência do Sama”. A peça passeia pela trajetória de Cássia Eller, apresentando também sua companheira, Maria Eugênia, com que criou o filho Chicão. A obra conta com a direção do João Fonseca e Vinícius Arneiro, idealização de Gustavo Nunes, produção de Turbilhão de Idéias e texto de Patrícia Andrade.