Centros judaicos recebem ameaças de bomba em vários estados dos EUA

Por Gazeta News

centro judaico orlando foto JCC Orlando
[caption id="attachment_134806" align="alignleft" width="300"] Jewish Community Center's Jack & Lee Rosen Southwest Orlando Campus. FL. Foto: JCC Orlando.[/caption]

Centros comunitários judaicos em pelo menos seis estados americanos receberam ameaças de bomba e alguns prédios tiveram que ser evacuados, na segunda-feira, dia 10. Alguns receberam a ameaça por gravação telefônica, de acordo com um funcionário com as Federações Judaicas da América do Norte.

Na semana passada, centros comunitários judaicos e escolas no centro da Flórida e Tampa também já haviam recebido ameaças de bomba, mas autoridades ainda não identificaram nenhuma ligação aparente entre essas ameaças e as chamadas recebidas ontem nos outros lugares.

O Maitland Jewish Community Campus, em Orlando, foi evacuado na segunda-feira pela segunda vez em uma semana por causa de uma ameaça de bomba. O complexo inclui uma escola, um centro comunitário, um museu do Holocausto e os escritórios da Federação Judaica da Grande Orlando.

As ameaças de bomba também foram recebidas no Miami Beach Jewish Community Center e na Jewish Community Alliance de Jacksonville. Um esquadrão de polícia de Miami-Dade foi enviado ao Centro Comunitário Judaico de Alper, onde a equipe retirou centenas de crianças que estavam no local "como prevenção", disse o detetive da polícia de Miami-Dade, Alvaro Zabaleta.

Em Nashville, Tennessee, 225 pessoas foram evacuadas do Centro Comunitário Judeu Gordon e de uma escola próxima depois que um guarda de segurança recebeu uma ameaça de bomba por telefone.

Autoridades investigaram ameaças semelhantes em Atlanta; Tenafly, New Jersey; Columbia, Carolina do Sul; e Wilmington, Delaware, onde edifícios também foram evacuados.

Em Maryland, também foram registradas ameaças centros comunitários judaicos em Baltimore e Rockville.

Richard Sandler, presidente do conselho de administradores do JFNA, disse que ainda não está claro o motivo pelo qual cerca de 20 centros comunitários judeus em todo o sul e nordeste do país receberam as ameaças. Alguns centros comunitários foram evacuados, mas nenhum explosivo foi encontrado.

Após as ameaças e evacuações em alguns deles, a maioria dos centros retomou as operações normais, de acordo com David Posner, diretor de desempenho estratégico da JCC Association of North America.

Fonte: Orlando Sentinel