Um pesquisa feita pela Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) revelou que 57,04% dos pilotos da aviação comercial brasileira já cochilaram sem querer no comando de voos domésticos. Em relação a voos internacionais, o índice é ainda mais preocupante: 62,83%. Já 20,14% dos pilotos ouvidos afirmam nunca terem cochilado, mas conhecem um colega que o fez em um voo nacional - em voos internacionais, o índice é de 15,04%. Ao todo, 1.250 pilotos responderam ao levantamento, por meio de um questionário via internet. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o país tem 5.963 pilotos.
O levantamento indica que a irregularidade dos turnos de trabalho - diurnos, vespertinos ou noturnos - piora o desgaste dos profissionais. Os pilotos entrevistados apontam ainda como agravante para o cansaço, além dos horários de trabalho, os turnos à noite e o pouco tempo que têm para descansar entre uma jornada e outra. A média de horas de sono após o trabalho varia entre 6 horas e 30 minutos e 8 horas, dependendo do turno.
O levantamento teve início em outubro do ano passado e foi encerrado em março deste ano. O relatório foi finalizado em junho.
Com informações da revista “Veja”.