Cerimonial para visita de um chefe de Estado

Por Cristina Felix

A visita de um chefe de Estado em um outro país é considerada a mais alta forma de contato diplomático entre dois países. Estas visitas só ocorrem quando há um convite formal feito pelo país anfitrião. Normalmente, elas são agendadas para discussão de assuntos de interesses entre os dois.

A diplomacia americana tem por normal não convidar mais de uma vez um país, num período de quatro anos e que, posteriormente, o presidente dos Estados Unidos deve fazer uma visita de reciprocidade.

Uma série de cerimônias ocorre durante uma visita aos Estados Unidos. A cerimônia formal de chegada é tradicionalmente feita pelo presidente dos Estados Unidos na “South Lawn” da Casa Branca, na manhã seguinte da chegada do chefe de Estado. A chegada à Casa Branca segue as seguintes ordens de evento:

1. Chegada do presidente dos Estados Unidos: Minutos antes da hora pré-determinada da chegada do visitante, o presidente sairá da Casa Branca, através da “Sala de Recepção Diplomática”, para aguardá-lo (a).

2. Chegada do visitante: Um militar irá abrir as portas do veículo onde se encontra o visitante.

3. Boas-vindas: Após a troca de cumprimentos, o presidente e a primeira-dama irão apresentar o visitante e sua esposa (ou marido) ao comitê de boas-vindas, que é formado pelo vice-presidente e sua esposa (ou marido), gabinete do Estado e a junta de chefes de Estado maior.

4. Honras: As honras são feitas para o país visitante. Uma banda das forças armadas executará o hino do país convidado, enquanto é dada a salva de tiros. Após, o hino americano é executado.

5. Revista militar: Após a execução dos hinos nacionais, o presidente e visitante farão a revista a escolta militar.

6. Revista pelo “Old Guard Fife and Drum Corps”: Quando os dois presidentes retornam as suas posições após a revista, estes militares passarão em frente ao presidente americano e seus convidados para saudá-los. 7. Discurso de Boas-Vindas: Seguindo as honras militares, o presidente discursa, dando boas-vindas ao visitante, que também o faz, agradecendo.

8. Cortejo: O presidente e o visitante entram na Casa Branca, através do “Blue Room”. Se por motivos de saúde, o cortejo poderá ser feito através do Salão de Recepção Diplomática. 9. Assinatura do livro: Quando no “Blue Room”, o visitante será convidado a assinar o “Guest Book”.

10. Troca de presentes: O presidente e o convidado irão se deslocar para o “Red Room”. Nesta sala, presentes diplomáticos serão trocados. Estes presentes, na realidade, já são colocados com antecedência nesta sala, para que apenas sejam admirados pelos dois. Os presentes oferecidos aos EUA são, posteriormente, transferidos ao arquivo nacional.

11. Almoço: Se o departamento de estado não planejar um, ele é feito privado no “Family Dining Room”, normalmente para os dois casais.

Quando planejado, o visitante é então conduzido primeiramente para o “Oval Office”, para uma foto oficial e, após, seguirá para o “Foggy Bottom” (um distrito em Washington DC, conhecido principalmente pelo Kennedy Center e o Departamento de Estado).