CES 2013: A concorrência pelo maior, mais fino e mais prático no mundo tecnológico

Por Gazeta News

O vice-presidente da Samsung, Joe Stinziano, mostra novo televisor de 85 polegadas da companhia.

Aconteceu, entre os dias 8 e 11, a maior feira de tecnologia do mundo: CES 2013 (Consumer Eletronics Show), em Las Vegas. Quem não foi, provavelmente verá muitas das novidades nas prateleiras das lojas.

Os mais de três mil expositores exibiram mais de 20 mil lançamentos, muitos dos quais já foram apresentados oficialmente. Teve de tudo imaginável e inimaginável na exposição, desde um penico que promete ajudar a criança que está largando a fralda, chamado iPotty, com espaço para encaixar um iPad, até às TVs com tela OLED e resolução Ultra HD, um dos maiores hits da feira. Além disso, é claro, uma infinidade de novos smartphones e tablets também encantaram um público estimado de 150 mil pessoas.

iPotty: O penico com encaixe para o iPad pretende entreter digitalmente a criança o tempo necessário para que aprenda a usar o banheiro.

Lockitron: uma fechadura que é travada e destravada por comando de um smartphone, da marca Apigy.

Smartphone com display OLED: Executivo da Microsoft demonstrou smartphone com display OLED flexível da Samsung. Considerada como o futuro das telas de aparelhos de consumo, a tecnologia OLED é mais eficiente no consumo de energia e oferece imagens com contraste maior que as telas de cristal líquido (LCD).

Capa impermeável para iPad: Um iPad foi mergulhado em bacia com água para exibir a capa impermeabilizante LifeProof, à venda por $129 dólares. O produto protege o tablet até dois metros debaixo d’água.

Impressora de bolso da LG: A LG anunciou o Pocket Photo, uma impressora de bolso que pode receber imagens do smartphone por meio da tecnologia NFC.

Smartphones: A Huawei lançou dois novos smartphones na feira. O Ascend Mate tem tela de 6,1 polegadas, a maior do mundo, segundo a fabricante chinesa.

Tablets: A Intel demonstrou um modelo de ultrabook em que é possível retirar a tela do aparelho e usá-la como um tablet totalmente funcional.

A briga pelo pioneirismo das TVs OLED

A maior novidade no mundo das TVs são as telas OLED, grandes e de altíssima resolução. As marcas que estão disputando mais pelo pioneirismo nesse tipo de tecnologia são a Sony, LG e Panasonic.

A LG acaba de colocar a “mais fina e a maior” TV OLED do mundo, com 55’’ e 4k de resolução. Ao lado, estava exposta a TV da Panasonic OLED de 56” e 4k de resolução, moldada com aquilo que a empresa chama de “design do futuro” com materiais básicos o vidro e metal apenas.

Continuando o tour, em um estande próximo a Sony mostrava aquela que, segundo a empresa, é a “primeira e maior TV OLED 4k do mundo”. O modelo de 56 polegadas e resolução de 3.840 por 2.160 pixels disputava espaço ainda com uma televisão curva, essa também anunciada como “a primeira do mundo” e com LEDs gigantes, também 4k, como a de 84”, já à venda por $ 25 mil dólares.