Cessar-fogo no Líbano será respeitado, diz ministro da Defesa de Israel.

Por Gazeta Admininstrator

Com exceção de incidentes isolados com militantes do grupo armado libanês Hizbollah, as forças israelenses devem respeitar o cessar-fogo que entrou em vigor nesta segunda-feira (14) no Líbano, às 8 horas.

De acordo com a Agência Lusa, a garantia foi dada pelo ministro israelense da Defesa, Amir Peretz. Segundo a agência, o ministro reafirmou que Israel está disposto a impedir que o Hizbollah retorne ao sul do Líbano, região onde os conflitos iniciados em 12 de julho foram mais intensos. “Vamos agir com determinação contra a restauração de um regime do Hizbollah no sul do Líbano”, afirmou Peretz.

Aprovada pelo governo do Líbano e de Israel, a trégua foi promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo Peretz, o exército de Israel e a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil, na sigla em inglês) estão coordenando a entrega do território.

Para isso, foram mobilizados 15 mil soldados libaneses e outros 15 mil da Unifil, que ocuparão a zona de fronteira. Desde o fim de semana, a região está sob controle de Israel.

Ainda de acordo com a Lusa, Peretz afirmou que o conflito enfraqueceu os extremistas, o que abre caminho para novas negociações entre o governo libanês e os palestinos.

A agência informa ainda que israelenses e libaneses se reuniram hoje pela primeira vez desde que Israel se retirou do Líbano, em 2000, para discutir a retirada das forças israelenses e a entrada das forças libanesas e da ONU.

Agência Brasil