Céu na Terra do Tio Sam

Por Gazeta Admininstrator

A cantora paulistana Céu vai abrir a nona edição do eclético Heineken TransAtlantic Festival no dia 29 de abril em Miami Beach. Atualmente a cantora brasileira de maior sucesso internacional, Céu estourou em 2007 com seu CD homônimo e de cara recebeu indicações a Latin Grammy (Artista Revelação) e o Grammy americano (Melhor Álbum de World Music Contemporâneo).

Não foram somente os críticos da Europa e Estados Unidos que se surpreenderam com seu charme, talento e originalidade. Céu alcançou recordes de vendas no mundo inteiro e foi a artista brasileira mais bem sucedida no exterior em 2007. Agora com seu novo lançamento “Vagarosa”, ela está viajando pelo mundo para divulgar sua música brasileira do século 21. O Heineken TransAtlantic Festival acontece no recém reformado North Beach Bandshell, na Collins Ave com a 73 Street, em Miami Beach.

Céu vai abrir o evento às 7:00pm e vai ser seguida do grupo de DJs Nortec Collective do México. O festival, que já ganhou vários prêmios “Best Festival” do jornal Miami New Times, foi criado pela Rhythm Foundation para destacar o trabalho de novos artistas dos países que beiram o oceano Atlântico. Esse grupos juntam elementos tradicionais de seus países com elementos modernos do rock, hip-hop e música eletrônica. Brasileiros que já se apresentaram no festival incluem Seu Jorge, Bossacucanova, Fernanda Porto, DJ Dolores, Curumim, entre outros.

Cantoras o Brasil tem aos montes. Difícil mesmo é conseguir se destacar e marcar o seu lugar com estilo. O bem vindo CD de estreia de Céu foi uma avalanche de talento e bom gosto, mostrando o brilho de uma cantora em seus primeiros passos. Como o lançamento de “Vagarosa” a estrela só cresceu no Brasil e no exterior e confirmou que a Céu veio para ficar.

Um gostoso suingue na voz delicada, afinação e emoção. De São Paulo vem a revelação que pode viajar o Brasil e o mundo direto para os ouvidos mais exigentes. A voz de Céu já vinha chamando atenção do público paulistano em suas apresentações pela cidade. Nos vocais da banda Vitrola Stereophonica ou em apresentações solo a cantora começou a conquistar fãs.

Céu flerta com a eletrônica com scratches do DJ Marco que aparecem em várias faixas do primeiro trabalho. A música parte da tradição brasileira para encontrar pitadas de hip hop, jazz, samba, reggae, dub e o que vier.

A salada de influências de uma artista atenta, que processa as informações e, a partir daí, constrói sua música. O resultado é um estilo limpo, refinado, com equilíbrio perfeito entre a textura eletrônica e as sonoridades tradicionais brasileiras. Percebe-se em cada uma das faixas, as melodias inspiradas, onde o tempo às vezes é dado por uma instrumentação isolada, ou por um “groove” preguiçoso de ritmos programados. As misturas de influências são desconcertantes, o que era de se esperar, sabendo que o nome Céu circulava a muito tempo no underground paulistano como uma das principais representantes da nova geração.

Depois de dois lançamentos consagrados, prêmios e turnês internacionais, Céu se inscreveu definitivamente na linha dos artistas responsáveis pelas novas páginas da história da música brasileira. Céu, dona de voz e interpretação extraordinárias, musicalidade profunda, suavidade jazzística, e devota suprema do balanço. Um show imperdível!

Heineken TransAtlantic
Festival apresenta: Céu
Sexta-feira, 29 de abril, 7:00pm
North Beach Bandshell, 7275 Collins Ave, Miami Beach, 33141
Entrada $20 antecipado/$25 na porta
Compre através site
www.transAtlanticFestival.com
ou nas lojas Via Brasil (Miami Beach, Aventura); Mercado Brasil (Dadeland) e Central do Brasil (Pompano Beach)
Informações: (305) 672-520

O que estão dizendo sobre a Céu:
“Céu é o futuro da MPB - Caetano Veloso”

“Céu amplia o horizonte da nova e moderna MPB.”
Folha de São Paulo

“Leve como uma flor, a linda brasileira Céu realiza com seu primeiro CD uma impressionante rota sonora entre São Paulo, New York e Paris.”
Le Monde

“Céu propõe um electro-jazz híbrido incorporando elementos de soul, afrobeat e samba. Uma excelente nova artista para estourar rapidamente.”
Journal de Montreal

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI