Chá de bebê, momento de celebrar a chegada

Por Samantha Di Khali

IMG-20151115-WA0026

A espera de um filho é um dos sentimentos mais profundos da vida, pois eles são a extensão da vida da gente. Festejar é preciso!

Descobrir quando e onde os chás de bebê tiveram origem pode ser difícil.

No entanto, os chás de bebê não persistem por causa de sua origem, mas porque eles desenvolveram sua própria tradição de marcar um evento muito especial na vida de uma família, afinal, o nascimento de uma criança é a maior alegria que um casal pode ter. É a concretização do amor.

Falam que é de origem americana,  foi inventado para a futura mamãe comemorar a chegada de seu bebê com as amigas. Estas trazem presentinhos para o bebê e para a gestante. O desenrolar do evento varia de país para país.

No passado, as futuras mamães, vovós e titias, se sentavam e confeccionavam o enxoval completo enquanto conversavam e tomavam café – feito no coador de pano – e comiam bolo de fubá.

Hoje, com toda essa correria, não sobra espaço para essas reuniões. Aí entra o chá de bebê. Em uma tarde, a futura mamãe recebe todo o carinho e ajuda necessária para a nova etapa de sua vida. Sempre esse momento é regado de muita energia positiva e, com toda certeza, celebrar a vida sempre é o melhor de tudo.

Curiosidades em alguns lugares do mundo:

Na Índia, a família se reúne no sétimo mês de gravidez para uma grande festa. Durante a cerimônia, são feitas as orações para o bem estar da mamãe e do bebê, e para que tenham um parto seguro e de boa saúde. As mamães são adornadas com colares feitos de jasmim.

Na República Dominicana, não é festa se não houver muita comida, muita dança e música. A festa só termina quando todo mundo está cansado. A celebração é uma surpresa para o casal, preparada pelos amigos, vizinhos e familiares. Tudo começa com divertidos jogos para aquecer a festa e um chapéu decorado com as fitas dos presentes ofertados, e o papai tem que usá-lo a noite toda. Além das lembranças, alguns pratos com o excesso de comida é um presente de despedida de costume para cada um dos convidados.