Chávez diz que há conspiração de direita contra Lula

Por Gazeta Admininstrator

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira que existe no Brasil um "ataque maciço" contra seu colega Luiz Inácio Lula da Silva "que pode estar vindo de algum centro de planejamento, do próprio País ou do exterior". Após um longo jantar ao lado de Lula ontem, Chávez disse hoje que as sérias dificuldades que o presidente brasileiro enfrenta por causa da corrupção são frutos de uma "conspiração" que, segundo ele, nasce da direita.

O líder venezuelano afirmou que "havia passado muito tempo sem que houvesse um ataque tão forte contra Lula", a quem classificou como "um homem honesto e sério".

Devido a graves acusações contra seu partido e firmes suspeitas de ilegalidades no financiamento da campanha eleitoral que o levou ao poder, Lula está hoje sob ameaça de ser submetido a um processo de impeachment, cuja conveniência está sendo analisada por partidos da oposição.

Para Chávez, existe atualmente no Brasil uma situação similar à que se viveu na Venezuela nos meses anteriores a abril de 2002, quando aconteceu um golpe de Estado que o afastou do poder por dois dias. "Em certo sentido, há uma situação similar, porque há um empenho da direita tradicional neste ataque", insistiu ele.

Apesar da grave situação, Chávez disse que viu um Lula "feliz, com vontade de trabalhar duro". Ele contou que trouxe uma mensagem de apoio, mas também de trabalho e que, durante sua reunião, trataram sobre diversos assuntos de integração que tanto a Venezuela como o Brasil estão impulsionando na América do Sul, junto com a Argentina e o Uruguai, os outros dois países incluídos em sua viagem pelo Cone Sul.

Entre esses projetos, mencionou alguns relativos às áreas de energia e de integração física. Chávez também confirmou de antemão sua presença na I Cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações, que será realizada em Brasília nos dias 28 e 29 de setembro.